Escolher os tipos de piso ideais para cada cômodo da casa é uma tarefa que exige pesquisa e planejamento, além de um olhar voltado para a harmonia da decoração.

Por isso, nesse conteúdo preparamos as melhores dicas para você escolher os pisos mais adequados para cada cômodo da sua casa, e otimizar o visual enquanto evita problemas e acidentes.

Quer saber mais? Então confira o texto completo logo abaixo:

Tipos de piso
Foto por cottonbro no Pexels

Tipos de piso para quartos

Ao escolher os tipos de piso ideais para os quartos em uma reforma, é importante saber primeiro de algumas questões muito importantes, como os dois tipos de área mais comuns em uma casa: as áreas secas e as áreas molhadas.

Entre as áreas secas estão os quartos e salas, por isso, nesses espaços você deve usar pisos diferentes dos que usará no banheiro ou cozinha, ambientes que se enquadram na categoria de áreas molhadas.

Falando com mais detalhes sobre o quarto, os tipos de piso mais adequados para essa área são os pisos amadeirados ou laminados, pois costumam ter uma textura mais quente, e o tom de madeira transmite uma sensação de conforto ideal para um ambiente de descanso.

Já no quarto das crianças, o ideal são os pisos vinílicos, aqueles de fácil encaixe, já que o acabamento emborrachado das peças evita qualquer acidente ou machucado, que pode acontecer principalmente com os pequenos que ainda estão nos primeiros anos de vida.

Tipos de piso para salas

piso para salas
Foto de Pixabay

Ainda na categoria de áreas secas, temos a escolha dos tipos de pisos para a sua sala, e assim como no quarto, aqui também existem detalhes que você deve levar em conta.

Já que as salas são o espaço de maior circulação da casa, para escolher o melhor piso para elas você deve pensar no clima do ambiente e da região em que você mora.

Se a sua casa fica em uma região onde faz muito calor, usar pisos frios como cerâmicos e porcelanatos pode ajudar a amenizar a temperatura em dias muito quentes.

Do mesmo modo, pisos laminados ou pisos com acabamento em madeira costumam ser a melhor pedida para regiões frias, já que eles tendem a ser mais quentes e conservar a temperatura do ambiente.

Outro detalhe importante é o acabamento dos pisos frios. Pisos polidos, aqueles mais brilhantes, costumam ser mais fáceis de limpar, sendo perfeitos para ambientes de muita circulação de pessoas.

3 tipos de piso com acabamentos resistentes para áreas externas

3 tipos de piso
Foto de Arina Krasnikova no Pexels

Quando se trata de áreas externas, a escolha dos tipos de piso não pode ser a mesma dos cômodos internos da casa, já que esses espaços sofrem mais com a ação do tempo, exigindo um cuidado especial nos revestimentos.

Por isso, confira 3 tipos de revestimento com acabamento resistente para essas áreas:

  • Pisos cerâmicos com PEI de nível 5 — O PEI é o nível de resistência de cada piso ao atrito e ação do tempo, por isso em áreas externas, o ideal é escolher aqueles com o maior fator, os de nível 5;
  • Pisos com acabamento rústico — Esses são quase pedidas certas quando se trata de garagens e áreas de circulação externa, resistindo ao tempo e às abrasões enquanto ainda dão um toque diferenciado ao seu espaço;
  • Piso acetinado em varandas fechadas — Em alguns tipos de varandas mais reservadas, como varandas internas ou varandas de apartamentos, um piso com acabamento acetinado costuma ser o suficiente, e manterá a proteção do chão sem estragar a estética da área.

Tipos de pisos para cozinha e banheiro

pisos para cozinha e banheiro
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Escolhidos as categorias de piso para áreas secas, é hora de partir para os espaços molhados, em especial a cozinha e o banheiro.

Como são ambientes que costumam ser lavados ou entrar em contato com água frequentemente, pisos frios com acabamento polido são proibidos aqui, já que podem causar escorregões e acidentes graves.

Falando especificamente das cozinhas, o tipo mais recomendado nesse espaço é o revestimento cerâmico ou porcelanato com acabamento acetinado, já que eles não causam tantos escorregões, e mantém o estilo do ambiente.

Já nos banheiros, a escolha pode variar um pouco, e você pode usar um piso acetinado como o da cozinha, ou mesmo um piso vinílico, que costuma deixar a parte seca do cômodo com um estilo mais sofisticado. Veja alguns modelos para se inspirar.

Mas lembre-se sempre de evitar os acabamentos polidos e valorizar a harmonia dos cômodos com o estilo de decoração da casa.

Dicas para escolher o melhor piso para a sua casa

escolher o melhor piso
Foto por cottonbro no Pexels

Agora você já sabe como escolher os tipos de piso adequados para cada ambiente, então, antes de finalizar, vamos conferir algumas dicas para escolher o melhor estilo de revestimentos para a sua casa:

  1. Escolha pisos de modelos parecidos em ambientes similares ou integrados, para aumentar a sensação de unidade;
  2. Se atente para o ambiente da sua casa ao escolher os acabamentos. Numa casa de praia, os pisos cerâmicos podem ser os ideais, pois facilitam a limpeza da areia;
  3. Escolha estilos que encaixem esteticamente em cada ambiente, preservando a harmonia visual do seu apê.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdo sobre reformas? Então não esqueça de conferir os outros artigos que preparamos especialmente para você.