Decoração

Como pendurar quadros na parede? Aprenda a fazer já

pendurar quadros na parede

Pendurar quadros na parede é parte da decoração de quase qualquer ambiente, e essas peças são ótimas para completar o visual do seu apê.

Mas escolher o tipo de arte ideal para seus quadros ou mesmo saber como pendurar cada tipo pode ser uma tarefa dífícil. Por isso, se está com esse problema, saiba que esse texto é para você.

Nesse conteúdo vamos te mostrar como você deve escolher cada peça, como organizar e pendurar seus quadros na parede e muito mais.

Confira logo abaixo:

pendurar quadros na parede
Foto por Rachel Claire no Pexels

Que tipo de quadros escolher para a sua parede?

Pendurar quadros na parede pode parecer simples e prático, e uma das partes mais fáceis da decoração. Mas apesar de ser mesmo muito fácil de se fazer, escolher o que expor pode não ser tão simples assim.

Por isso, antes de sair colocando quadros em qualquer canto da casa, pense em que tipos de arte vão fazer sentido para o seu ambiente, e quais combinam com o seu estilo e com o espaço que você tem.

Conforme essas limitações e também o seu gosto, você pode acabar percebendo que um estilo cabe melhor em um ambiente, mas não em outro. Isso também se aplica à forma de dispor os quadros, tamanhos de cada peça e por aí vai.

Dessa forma, antes de decidir se vai colocar quadros na sua parede, pense em que tipo de arte fica melhor, e como vai arrumar as peças nos seus cômodos.

Como organizar e pendurar quadros na parede?

como organizar e pendurar
Foto por Blue Bird no Pexels

Depois de decidir o tipo de arte para cada espaço, o próximo passo é saber como organizar e pendurar os quadros na parede.

Na organização, a sua criatividade é que decide, e não existe regra absoluta para o jeito de distribuir as peças, mas algumas boas práticas são recomendadas.

Ao utilizar quadros de tamanhos e formas diferentes, o ideal é manter um ponto de conexão entre eles, seja no estilo da arte, no acabamento das molduras ou mesmo na disposição dos quadros na parede.

Também é importante lembrar de manter a proporção das peças com os móveis do seu cômodo e com os espaços vazios. Dessa forma tudo fica mais harmônico.

Já na hora de pendurar, o ideal é marcar a metragem do espaço da parede com uma trena, e desenhá-lo com fita crepe no chão, assim você pode fazer uma montagem de teste antes de pendurar tudo.

5 materiais indispensáveis para pendurar quadros na parede

5 materiais indispensáveis
Foto por Karolina Grabowska no Pexels

De acordo com a sua preferência, você pode acabar escolhendo quadros de todos os tamanhos e pesos para a sua casa, e com isso vai precisar usar as ferramentas certas para pendurá-los.

Entre elas, existem 5 que são indispensáveis e vão facilitar ainda mais o seu trabalho.

Veja quais são:

  • Trena — A trena é um item essencial na hora de pendurar quadros na parede, já que é com ela que você vai medir todos os tamanhos e larguras do seu ambiente. Então sempre tenha uma em mãos;
  • Fita Crepe — Ela pode ser útil para fazer decalques do lugar dos quadros nas paredes, além de também servir para marcar sua arrumação no chão, antes de decidir qual quadro vai em cada lugar;
  • Nível (daqueles usados em construção) — Usar um nível de construção vai te ajudar na hora de igualar o alinhamento das peças, para ter certeza de que nenhum quadro fique torto na parede;
  • Prego ou parafuso — Eles são essenciais para pendurar quadros mais pesados, e são praticamente o feijão com arroz da sua arrumação;
  • Martelo — Sem ele não dá para pregar nada em nenhuma parede, então é indispensável dizer que um martelo é essencial em qualquer decoração com quadros.

Como pendurar quadros pesados na parede?

Como pendurar quadros pesados
Foto por Max Vakhtbovych no Pexels

Após decidir seu estilo de arrumação, e aprender a organizar e pendurar seus quadros, é hora de descobrir o que fazer para pendurar quadros na parede que sejam muito pesados, sem danificar a peça e nem o revestimento do seu espaço.

Para isso, é importante pesar a peça que você quer pendurar em uma balança, e depois pensar no tipo de material que vai precisar para colocá-la na parede.

Nessas horas, o ideal é utilizar o bom e velho parafuso com bucha, além de uma furadeira, é claro.

Caso não queira ou não saiba fazer isso, existem outras formas de executar o trabalho com a ajuda de outros materiais, como adesivos líquidos ou fita banana. Mas lembre-se que eles podem acabar danificando a sua parede na hora da remoção.

Dicas para pendurar quadros na parede sem prego

pendurar quadros sem prego
Foto por Pavel Danilyuk no Pexels

Agora você já sabe como organizar e escolher os melhores tipos de quadro para a sua casa, e como pendurá-los da forma certa. Então chega de ficar pedindo ajuda aos outros ou escolher quadros sem organização.

Para te ajudar ainda mais, preparamos 3 dicas para pendurar quadros nas paredes sem prego, que vão ser muito úteis para peças mais leves e decorativas. Veja só:

  1. Use ganchos adesivos de acrílico ou metálicos ao invés de pregos e parafusos;
  2. Use fita acrílica dupla face para colar quadros leves com mais precisão;
  3. Apoie quadros grandes ou médios em móveis. Esse truque é muito simples e dá um charme a qualquer ambiente. Veja algumas ideias.

Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E continue acompanhando nosso material semanal sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...