Fazer uma decoração regional em uma parte da casa é uma bela forma de homenagear um local que amamos. Seja esse local a nossa terra natal, um lugar que conhecemos em uma viagem, etc.
Ou, ainda, para apenas aproveitar as belezas que qualquer localidade tem a oferecer e tornar nosso lar mais acolhedor e com personalidade.
No entanto, é preciso dosar o uso de elementos regionais para não acabar deixando o lugar parecendo mais um restaurante típico! Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista de dicas para te ajudar a fazer sua decoração regional com muito bom gosto e de forma simples.
Sendo assim, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica interessante!
Como fazer uma decoração regional na sua casa?
Uma decoração regional é aquela que remete a uma região específica do Brasil. Com isso, você pode dar certos toques em sua casa para trazer a sensação de estar em outros lugares. Por exemplo, mesmo que você more no sul, pode ter a sensação de como é morar no norte do Brasil.
Sendo assim, esse tipo de decoração é uma ótima forma de deixar a casa mais acolhedora e com visual interativo. A seguir, veja 8 dicas para conseguir esse efeito sem perder o bom gosto.
1. Escolha a região certa
Antes de iniciar a transformação, decida qual região deseja representar na sua sala de estar. O Brasil é um país vasto, com uma riqueza cultural imensa. Assim, optar por elementos do Nordeste, Amazônia ou Sul, por exemplo, trará uma identidade regional única.
Algo muito legal que você pode aplicar na prática é homenagear o seu estado ou o de seus ancestrais, usando elementos típicos, como peças de artesanato, quadros artísticos, vasos, peças de tapeçaria, etc.
Além disso, outra boa dica é usar peças trazidas de viagens para decorar a casa. Dessa forma, além de deixar o lugar mais bonito, você ainda pode relembrar momentos felizes de suas experiências.
2. Pesquise sobre a cultura local
Uma decoração regional autêntica só é possível com conhecimento dos aspectos culturais. Por isso, leia sobre a história, costumes, arte e símbolos da região que você escolheu. Principalmente se você não conhece esses locais, apenas quer incorporar elementos típicos de lá em seu décor.
Compreender sua essência permitirá que você faça escolhas mais precisas e representativas.
3. Utilize cores e estampas com moderação em sua decoração regional
As cores e estampas típicas de uma região são ótimos elementos para incorporar na decoração. No entanto, é fundamental utilizá-los com moderação, para que não se tornem excessivos.
Dessa forma, aposte em almofadas, cortinas ou tapetes com padrões regionais, mas em uma quantidade controlada. Outra dica importante para dosar o uso das peças é optar por utilizar os elementos regionais em pontos específicos do lugar e não como decoração predominante.
4. Combine elementos regionais com peças contemporâneas
Essa dica é uma extensão da anterior. Afinal, você pode usar uma decoração mais moderna como pano de fundo e usar os elementos regionais como detalhes. Isso porque uma sala decorada com elementos regionais não precisa ser em estilo rústico ou antigo.
Você pode equilibrar a decoração ao combinar peças regionais com móveis mais modernos. Assim, essa mistura trará um ar contemporâneo ao ambiente, sem tirar a atenção dos elementos regionais. Em outras palavras, isso dará um ar de mais bom gosto ao espaço, mesmo mantendo a proposta do conceito.
5. Seja seletivo com objetos de decoração
Evite sobrecarregar o espaço com diversos objetos regionais. Ao invés disso, escolha cuidadosamente os itens que deseja expor e organize-os de forma harmoniosa. Um ou dois objetos de destaque em um local estratégico podem fazer toda a diferença e trazer a sensação de aconchego e estilo desejados.
Por exemplo, uma manta de renda sobre o sofá, uma estátua de cacto e um chapéu Lampião (de cangaceiro) na parede remetem ao Nordeste de forma harmoniosa e sem exageros. Da mesma forma que um tapete de couro fake de vaca, uma cuia de chimarrão e uma gaita, por exemplo, lembram o Sul do país de maneira discreta, porém, eficiente.
6. Valorize a iluminação da sua decoração regional
A iluminação correta pode realçar a decoração regional em sua sala de estar ou seja lá onde você deseje incorporar o conceito. Desse modo, opte por luminárias que combinem com o estilo regional escolhido, seja ele o clássico nordestino ou o gracioso amazônico, por exemplo.
Aposte na iluminação indireta, utilizando abajures ou plafons, pode proporcionar um clima agradável e ressaltar os elementos decorativos. Outra dica legal é usar luminárias focais, para dar ênfase em pontos estratégicos do lugar.
Imagine um quadro ou vaso decorativo com uma luminária incidindo luz de forma direta sobre ele. Isso chama a atenção sem exagero, mas remete imediatamente ao conceito regional que você quer passar.
7. Aposte na funcionalidade
Além de usar peças meramente decorativas, você também pode usar itens funcionais, mas que também enfeitam. Por exemplo, conjuntos de jantar decorados, cinzeiros, móveis, pesos para porta e para papel, e outros elementos representativos de culturas regionais, mas que também podem ser usados efetivamente.
Afinal de contas, a junção entre a funcionalidade e a beleza é a joia da coroa do design, e com a decoração regional não é diferente
8. Tenha equilíbrio e contenção
Por fim, a dica mais importante e que resume bem todas as outras: tenha equilíbrio e contenção na decoração regional da sua casa. Lembre-se de que a simplicidade pode ser elegante e sofisticada.
Sendo assim, não exagere nos elementos regionais e evite saturar o ambiente. Respeitar o espaço e os elementos existentes é fundamental para criar uma decoração harmoniosa.
Lembra da sensação de restaurante típico que mencionamos no início? É dela que você precisa fugir se quiser manter o bom gosto no visual dos seus ambientes, sem deixar de lado o toque acolhedor e cheio de personalidade que só a decoração regional pode proporcionar.
Então, agora que você já sabe como fazer uma decoração regional em sua casa sem perder o bom gosto e nem a funcionalidade, coloque essas dicas em prática e deixe sua casa ainda mais linda!