Quarto

Quarto de hóspedes: veja como montar um e ainda usá-lo como escritório

quarto de hóspedes

Você tem um quarto extra em casa e não sabe o que fazer com ele? Que tal montar um quarto de hóspedes que também serve como escritório?

No dia-a-dia de casa, esses tipos de cômodos são cada vez mais comuns, e existem várias formas de montar um para atender a todas às suas necessidades.

Quer saber mais? Então continue lendo. Nesse conteúdo vamos te contar tudo sobre como montar um quarto de hóspedes funcional de maneira prática e eficaz.

quarto de hóspedes
Foto de Pixabay

Confira:

O que não pode faltar em um quarto de hóspedes?

Na hora de planejar o quarto de hóspedes perfeito, existem fatores que devem sempre ser considerados, para você aproveitar ao máximo o espaço disponível e ainda deixá-lo com uma cara de aconchego.

O primeiro deles é o conforto do ambiente; afinal, a intenção é justamente criar um quarto onde as suas visitas vão dormir, por isso a comodidade aqui é essencial.

Esse tom de conforto pode ser criado com passos simples, como a escolha das cores do quarto, a iluminação disponível, boa ventilação e até a decoração do espaço.

Outro ponto importante, é o uso dos móveis e itens que estarão disponíveis para a sua visita, como artigos de higiene, lençóis, toalhas limpas e lugares para guardar coisas, como armários ou cômodas.

Todos esses objetos precisam sempre estar disponíveis, então leve isso em consideração na hora de planejar o espaço e montar o quarto ideal.

Como montar um quarto de hóspedes?

como montar um quarto
Foto de Ekaterina Bolovtsova no Pexels

Depois de entender o que não pode faltar no seu quarto de hóspedes, é hora de saber como montar o seu, tendo tudo que foi citado em vista.

O primeiro passo nessa hora é entender bem as necessidades do quarto, que pode ir muito além de só receber visitas. Você também pode usá-lo como escritório, ateliê e até espaço de leitura, mas sempre considerando qual a utilidade principal desse ambiente.

Feito isso, lembre-se que o cuidado com a decoração não precisa ser o mesmo do resto da casa, já que esse é um ambiente que não será muito usado.

Então pode apostar em cores mais brandas e neutras e móveis compactos, de preferência aqueles com mais de uma função, isso também pode ajudar muito no uso diário desse espaço.

Pensando nisso, sempre considere o espaço que tem disponível e o uso que o quarto terá para escolher a arrumação ideal para ele.

Nessas horas, também vale a pena imaginar como esse ambiente pode funcionar tanto para você, quanto para a sua visita, sem perder a funcionalidade ou o aconchego.

4 itens essenciais para um quarto de hóspedes

4 itens essenciais
Foto de Adrienne Andersen no Pexels

Além do planejamento e uso estratégico dos móveis, também é importante saber o que não pode faltar em um quarto de hóspedes ideal, por isso separamos 4 itens que são essenciais e vão garantir que a sua visita tenha a melhor recepção e conforto.

Confira:

  • Cama confortável – Ter uma cama ou sofá-cama confortável é a parte mais importante desse ambiente, já que, no fim das contas, você vai receber pessoas que podem passar dias ou até semanas lá;
  • Ármario ou cômoda – Eles são outra pedida obrigatória nesse quarto. E podem servir tanto para guardar a bagagem da sua visita, quanto para armazenar suas coisas no dia-a-dia;
  • Mesa de cabeceira – Ter uma mesa de cabeceira é ideal para colocar objetos de uso pessoal ou até um abajur, ajudando ainda mais no conforto do seu hóspede;
  • Tv, livros ou outro tipo de entretenimento – Esses itens são um ótimo adicional para passar o tempo, e vão garantir a diversão da sua visita quando ela estiver sozinha no quarto.

Como montar um escritório no quarto?

Como montar um escritório
Foto de cottonbro

Com a presença cada vez mais comum do trabalho home office, trabalhar de casa pode ser uma opção ou até uma obrigação para você, e nessa hora, você pode querer usar o seu quarto de hóspedes como um escritório.

Se esse for o seu caso, saiba que essa opção é possível e perfeitamente funcional para esse ambiente, mas algumas mudanças precisam ser feitas.

Para montar um escritório nesse quarto, o ideal é separar o visual dos dois espaços na escolha dos móveis e da decoração, apostando em uma mesa compacta e aconchegante, e um sofá ou poltrona-cama, que vão servir de móvel extra nos momentos em que você não estiver recebendo visitas.

Usar móveis multifunção também é altamente recomendado aqui, já que esse ambiente terá duas utilidades principais.

Também vale focar na iluminação, que deve servir tanto a um ambiente de trabalho quanto às necessidades de um lugar de descanso.

Você pode fazer isso misturando as luzes ambientes de uma janela, por exemplo, com lâmpadas mais serenas, próprias para quartos de dormir.

Dicas para aproveitar o espaço em um quarto com escritório

aproveitar o espaço
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Para finalizar, um dos pontos centrais na hora de mesclar dois ambientes diferentes é o uso estratégico do espaço, por isso, antes de encerrar, veja algumas dicas para aproveitar o escritório no seu quarto de hóspedes.

  1. Use espelhos no ambiente para aumentar a sensação de amplitude;
  2. Use móveis integrados e multifunção, como uma mesa integrada ao armário ou guarda-roupas;
  3. Garanta que a sua mesa de trabalho fique bem localizada e possa ser usada para mais de uma tarefa.

Curtiu essas dicas? Quer ler mais conteúdos desse tipo? Então continue acompanhando nossos textos semanais sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...