Quarto

Quarto de solteiro: como decorar com praticidade

decorar quarto solteiro

A decoração de um quarto de solteiro faz parte da arrumação dos ambientes da casa, e deve estar de acordo com o estilo de cada dono sem dispensar a harmonia visual.

Se você quer aprender a decorar um quarto de solteiro com praticidade e criatividade, está no lugar certo.

Nesse conteúdo vamos te contar quais são os elementos principais de um quarto de solteiro, como decorar quartos masculinos e femininos, dicas para decorar gastando pouco e muito mais.

decorar quarto solteiro
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Confira o conteúdo completo logo abaixo:

O que deve ter em um quarto de solteiro?

Compor a arrumação do visual dos quartos geralmente também precisa levar em conta o quarto de solteiro, e nessa hora a criatividade pode voar solta, mas existem alguns pontos que são elementos-chave desse ambiente, e não podem faltar na decoração.

Já que tem mais espaço sobrando, o quarto de solteiro permite uma decoração mais elaborada, que valorize a amplitude sem deixar a praticidade de lado.

Por isso, nessa hora vale apostar em camas menores, com encosto virado para a parede, assim como móveis funcionais, como mesas embutidas, gavetas integradas à cama, ou bancadas de parede mais abertas.

Apesar disso, vale a pena lembrar que o conforto e utilidade devem ser considerados aqui, então um visual com cores neutras e iluminação adequada são uma boa pedida, além de uma mesa de estudos ou trabalho, indispensável a quase qualquer espaço pessoal.

Como decorar um quarto de solteiro masculino?

quarto de solteiro masculino
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Apesar das dicas mais gerais, existem detalhes específicos que devem ser considerados em quartos de solteiros para ambos os sexos, mas vamos começar falando dos masculinos.

Nesse ambiente, é ideal focar na mistura das tradicionais cores neutras com tons mais escuros, como o azul-escuro, cinza ou marrom, que dão uma cara mais sóbria para o quarto masculino.

Para ir ainda mais longe, papéis de parede ou pinturas com elementos mais concretos, como textura cimento ou amadeirada também são boas pedidas para esses espaços, deixando o quarto robusto e aconchegante para o gosto do dono.

Para homens adultos, os toques em couro nos móveis ou em uma poltrona também adicionam um tom mais clássico, que combina com um gosto rústico ou um estilo mais atemporal.

Já no quarto para garotos, beliches funcionais e quartos com um estilo mais leve costumam funcionar bem, adicionando novos detalhes a uma arrumação tradicional.

5 dicas para gastar pouco ao decorar um quarto de solteiro

5 dicas para gastar pouco
Foto de Daria Shevtsova no Pexels

Na hora da decoração, deixar um quarto de solteiro com um visual harmônico e aconchegante não precisa custar muito, e apesar de existirem formas de arrumação que pesam mais no bolso, você pode fazer isso de forma efetiva gastando pouco.

Veja 5 dicas decorar com pouco:

  • Use pinturas estratégicas – Pinturas como meia parede e pinturas focais custam pouco e dão um up no visual do quarto quase instantaneamente;
  • Lembre das roupas de cama– Elas são fáceis de trocar, e podem contribuir bastante para o tom visual do quarto, além passar a sensação de aconchego que é ideal aqui;
  • Use prateleiras e nichos suspensos – Esses itens são práticos, funcionais e aproveitam bem o espaço enquanto ajudam na decoração do ambiente;
  • Decore com memorabílias– itens pessoais como souvenirs, porta-retratos e quadros dão a sua personalidade ao espaço, sendo de muita ajuda na arrumação;
  • Faça composições com materiais reaproveitados – Móveis, ou itens de decoração feitos com materiais reciclados ou reaproveitados podem fazer você economizar nessa etapa, e ainda deixam o ambiente mais moderno.

Como decorar um quarto de solteiro feminino?

decorar um quarto de solteiro feminino
Foto de Elina Sazonova no Pexels

Continuando com a decoração de quarto de solteiro de ambos os sexos, é hora de falar dos quartos femininos.

Nesses quartos, uma opção tradicional são as linhas finas e as cores mais delicadas, como o rosa, azul-claro, bege ou cinza, e o estilo de arrumação também pode variar, geralmente focando em toques mais românticos.

Um elemento que também deve ser considerado aqui, são as bancadas para maquiagem ou penteadeiras, muito usadas em quartos de meninas adolescentes ou mulheres adultas.

Elas podem ser feitas sob medida ou mesmo embutidas em uma bancada, ou mesa de estudos, se integrando ao ambiente sem tomar muito espaço.

Para a iluminação, a escolha de lustres e pendentes elegantes também casam bem nesse ambiente, e deixam o quarto mais confortável sem abdicar da elegância.

Truques para deixar o quarto aconchegante

deixar o quarto aconchegante
Foto de Ketut Subiyanto no Pexels

Agora que você já sabe o que fazer para decorar um quarto de solteiro da melhor forma, temos certeza que a arrumação do seu quarto ou dos quartos da sua casa será bem mais prática.

Mas antes de finalizarmos, que tal algumas dicas para deixar o quarto de solteiro mais aconchegante? Veja só:

  1. Foque em uma iluminação mais serena;
  2. Use tapetes e peças de chão confortáveis ao toque;
  3. Faça bom uso de persianas ou cortinas;
  4. Não esqueça das cores brandas.

Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos semanais sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...