Um quarto de criança é um lugar de alegria, diversão e aconchego, por isso precisa ser decorado da melhor forma. Mas você sabe como fazer isso de maneira prática e eficiente?

Se a sua resposta for não, não se preocupe. Nesse conteúdo vamos te ensinar a decorar e montar um quarto de criança apropriado para os seus pequenos, valorizando o visual sem abrir mão de um ambiente lúdico e de descoberta.

quarto de criança
Foto de Huy Quang Nguyen no Pexels

Acompanhe:

O que não pode faltar em um quarto de criança?

Na hora de criar um quarto de criança, muita coisa precisa ser considerada, como idade, sexo, coisas que ela mais gosta, e por aí vai. Por isso, existem alguns detalhes que são essenciais nesse ambiente, e não podem faltar em sua composição.

O primeiro deles é o espaço. Esse elemento é indispensável no quarto dos pequenos, já que é aqui que a maior parte das brincadeiras vai acontecer, e onde eles passarão boa parte do seu tempo.

Outra peça essencial para esse ambiente é a bancada para estudos e desenhos, perfeita para estimular o aprendizado nos primeiros anos de vida e durante a idade escolar.

Além desses, detalhes mais sutis como iluminação setorizada e agradável, que valorize a luz natural, ou um espelho de corpo inteiro, são boas pedidas, e compõem ainda mais o ambiente.

Se quiser ir além, também vale a pena investir em uma cama extra, que pode ser fixa ou retrátil. Ela será útil para quando as crianças trouxerem amigos para casa, ou até para os pais, em caso de emergências ou de uma noite ruim de pesadelos.

Como montar um quarto de criança?

montar quarto de criança
Foto de cottonbro no Pexels

Conhecendo o que não pode faltar num quarto de criança bem organizado, é hora de partir para a ação, e aprender a criar esse espaço.

Nessa hora, você deve levar em conta a idade da criança, o sexo e o gosto pessoal dela. Isso irá guiar as escolhas de móveis e decoração.

Para crianças muito pequenas ou em idade escolar, é ideal focar em espaço e diversão. Então aposte em móveis espaçados e até mesmo funcionais, como uma cama suspensa com escadinha e espaço de brincar, ou mesmo baús ou mesinha de cabeceira com rodinhas.

Também é importante levar em conta que os pequenos irão crescer, e não dá para mudar a decoração com frequência. Então opte por móveis mais atemporais que irão durar muitos anos, como guarda-roupas em cores neutras ou cômodas e mesas de estudo.

Por fim, não esqueça que as crianças precisam se sentir donas do quarto, então valorize as escolhas delas, e foque em criar um quarto que seja um ambiente aconchegante e de alegria para quem irá dormir ali.

4 itens essenciais em um quarto infantil

4 itens essenciais
Foto de Tatiana Syrikova no Pexels

Assim como acontece com os elementos centrais da arrumação de um quarto de criança, existem alguns itens que são indispensáveis nesse espaço, e vão ajudar muito na decoração ou na funcionalidade do quarto do seu pequeno.

Veja 5 deles:

  1. Bancada ou mesinha de estudos – Como já falamos, essa é uma peça essencial em quase toda a vida da criança, e é um item bem versátil que também compõe a decoração;
  2. Prateleiras e nichos – Funcionais em quase qualquer ambiente, elas são mais que bem-vindas aqui, ajudando a guardar objetos pessoais, brinquedos e outros itens de decoração. Portanto, pode abusar delas;
  3. Espaços para guardar brinquedos – Brinquedos são itens universais em qualquer quarto infantil, assim como os espaços para guardá-los. A dica aqui, é focar em caixinhas e baús fáceis de usar, para exercitar a independência das crianças;
  4. Espelhos – A infância é uma fase de descoberta, então nada melhor que colocar um espelho de corpo inteiro, onde as crianças possam se olhar e desenvolver a individualidade.

Como decorar um quarto de criança?

Como decorar um quarto
Foto de Karolina Grabowska

Se você leu até aqui, já sabe o básico para montar um quarto de criança com tranquilidade, então é hora de aprender algumas formas de decorar esse ambiente.

Focar em misturas de cores neutras e atemporais, como branco, cinza ou madeira, com tons que combinem com a personalidade da criança é uma ótima ideia para compor a pintura, assim como usar cores em tons pastéis.

Outra opção bem interessante para esse espaço é aumentar a acessibilidade dos móveis e objetos de uso constante, principalmente para os pequenos nos primeiros anos de vida.

Para isso, o ideal é baixar a altura de peças como mesinha de desenho, prateleiras e nichos de brinquedos.

Para quartos de irmãos de sexos diferentes, você pode apostar em cores mais serenas e atemporais, como o bege ou cinza, e compor o espaço de cada um com objetos nas cores que eles mais gostam. Veja um exemplo.

Por fim, nunca esqueça da importância de criar um ambiente divertido, que deixe os pequenos sempre felizes.

Como manter o quarto organizado?

Como manter o quarto
Foto de Ekaterina Bolovtska no Pexels

Agora você já sabe como criar e decorar um quarto de criança da melhor forma, e já pode começar a colocar a mão na massa. Mas antes de ir, veja 2 dicas para manter o quarto dos pequenos organizado:

  1. Use caixas organizadoras fáceis de manusear e pegar, estimulando a disciplina da criança;
  2. Setorize a organização. Crie áreas separadas para cada coisa, com objetos organizados por espaço e categorias.

Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre casa e decoração!