Com o trabalho cada vez mais integrado às nossas rotinas, fazer um home-office na sala pode ser a solução que muita gente encontra para trabalhar de casa sem se separar das demandas do dia-a-dia. Mas construir um ambiente bem integrado pode ser difícil.

Por isso, nesse conteúdo você vai aprender a montar um home-office na sala de forma prática, livre de distrações e eficiente, para ter sempre a melhor rotina de trabalho possível.

home-office-na-sala
foto de cottonbro no Pexels

Acompanhe:

Como fazer um home-office na sala integrado?

Fazer um home-office na sala que funcione bem e esteja integrado ao ambiente pode parecer difícil, mas, na verdade, é mais simples do que você pensa.

Para fazer isso dar certo, você só precisa entender bem o espaço que tem disponível, e como gostaria de integrar seu home-office na sala.

Para isso, existem duas opções:

  1. Criar um home-office visualmente integrado ao ambiente;
  2. Criar um home-office separado da decoração da sala;

Para escolher o que faz mais sentido para você, leve em consideração o seu gosto pessoal e o tamanho da sua sala.

Mesmo com essas restrições, ainda existem boas práticas para integrar os dois espaços, como separar um cantinho específico para o seu home-office, criando uma divisão visual entre esse espaço e o espaço da sala.

Fazer isso vai garantir que o seu trabalho aconteça de forma eficiente e organizada, além de agregar muito ao visual da sua sala.

Como criar um home-office na sala de jantar?

Como criar um home-office
foto de Andrew Neel no Pexels

Outra opção muito comum em casas com pouco espaço, é integrar um home-office na sala de jantar, e, ao contrário do que se pode pensar, isso pode funcionar muito bem.

Para integrar os dois ambientes, o ideal é apostar no elemento multifunção dos móveis, usando a mesa de jantar como espaço de refeições e também de trabalho. Dessa forma, você pode aumentar a utilidade desse móvel sem prejudicar uma atividade ou a outra.

Por conta disso, é interessante economizar na decoração da mesa, já que ela será usada com frequência.

Outra dica valiosa para essa junção de espaços, é reservar uma cadeira confortável especial para o trabalho, que pode ficar integrada à mesa de jantar, ou guardada em outro cômodo.

Fazer isso vai garantir que você possa passar horas nesse ambiente sem prejudicar a coluna ou se sentir desconfortável.

4 dicas para criar um home-office livre de distrações

4 dicas para criar um home-office
Foto de Content Pixie no Pexels

Apesar de ser perfeitamente possível e prático criar um home-office na sala, também é verdade que esse não é um dos ambientes mais silenciosos, e pode ser bem difícil se livrar de distrações no seu momento de trabalho.

Por conta disso, separamos 4 dicas básicas e práticas para você criar um espaço sem distrações:

  1. Coloque o seu home-office de costas para uma parede de TV ou espaço de muita circulação – Fazendo isso, você garante que irá se concentrar no trabalho, e evita distrações da sala de estar ou das pessoas passando pela casa;
  2. Organize a mesa com objetos de trabalho – Essa dica pode parecer boba, mas evitar decorar a sua mesa com objetos que não estão relacionados ao seu trabalho pode te distrair durante suas tarefas e prejudicar sua produtividade;
  3. Armazene documentos e objetos soltos em uma caixinha ou gavetas – Deixar documentos ou objetos como clipes, canetas e post-its espalhados pela mesa pode gerar mais ansiedade, prejudicando sua concentração. Então guarde-os em um espaço específico para eles;
  4. Nunca deixe seu espaço home-office cheio de móveis – Encher a sua mesa ou espaço de trabalho com vários móveis ao redor, também pode prejudicar seu bem-estar, então deixe o seu espaço o mais limpo possível.

Como decorar um home-office na sala?

home-office na sala
Foto de Huseyn Kamaladdin

Tendo entendido como integrar um home-office na sala e o que fazer para evitar distrações nesse espaço, é hora de você aprender a decorá-lo.

Para isso, a ideia é mesclar a função do ambiente com a decoração.

Você pode criar uma divisão visual de espaço com alguns toques de pintura, decorando esse espaço com uma cor diferente ou um desenho que crie uma leve separação visual.

Também vale a postar em prateleiras e mini armários com objetos neutros, como livros ou pequenas esculturas de metal, ou mesmo usar um quadro aramado para pendurar anotações ou pequenos objetos decorativos.

Outra dica muito importante é valorizar a iluminação, já que esse espaço requer uma luz boa e eficiente. Então prefira ambientes com boa incidência de luz natural, ou aposte em luzes focais, como luminárias ou pequenos pendentes de luz.

Por fim, lembre que esse ambiente também faz parte da casa, então tente deixá-lo mais aconchegante, compondo o espaço com um tapete felpudo ou pequenas plantinhas nos cantos. Veja alguns exemplos.

Truques para fazer um home-office simples

Truques para fazer um home-office
Foto de Cup of Couple

Agora você já sabe como fazer um home-office na sala de forma prática, o que fazer para evitar distrações e conheceu maneiras de decorar esse espaço, então é hora de colocar a mão na massa.

Mas antes de finalizarmos, veja 3 dicas para simplificar ainda mais o seu trabalho:

  1. Foque em uma decoração minimalista, valorizando cores claras e objetos centrais;
  2. Escolha os elementos mais essenciais (Mesa, computador, cadeira);
  3. Use pequenas bancadas ou espaços de trabalho menores, que possam ser usados para outros propósitos, como uma mesa retrátil ou uma bancada estilo mão francesa;

Curtiu essas dicas? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de acompanhar nossos conteúdos semanais sobre casa e decoração!