Ter um jardim de inverno em casa é a escolha perfeita para criar ambientes de contato com a natureza sem deixar de lado a elegância.

Por isso, se você quer ter um na sua casa, veio a lugar certo. Nesse conteúdo vamos te ensinar tudo que você precisa saber para criar um jardim de inverno lindo e aconchegante sem gastar muito.

Confira:

Como planejar um jardim de inverno?

Como planejar um jardim de inverno
Foto de Wokandapix no Pixabay

Para montar um Jardim de inverno simples e bonito para a sua casa, o primeiro passo é planejar todo o processo com cuidado, a fim de criar o melhor espaço possível para você.

Para isso, você precisará montar um projeto desse ambiente, com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores. Ele vai te ajudar a montar um jardim de inverno que se adeque ao seu gosto e necessidades, e também às limitações da sua casa.

Sabendo da necessidade de criar um projeto, a próxima coisa a se pensar é como o seu jardim de inverno será usado, e as opções aqui dependem de você.

Você pode criar um jardim contemplativo, focando na beleza e na decoração desse espaço, ou pode querer criar um espaço de descanso, com bancos e cadeiras para relaxar em contato com a natureza. Tudo depende do que vai te fazer mais feliz.

Por fim, vale lembrar que na etapa de planejamento, saber como o seu jardim de inverno encaixará na decoração e no estilo da sua casa é essencial, pois o estilo irá guiar as escolhas que você fará nesse ambiente.

Jardim de inverno simples
Foto de RODNAE Productions no Pexels

Como fazer um jardim de inverno simples?

Como fazer um jardim de inverno
Foto de Eva Bronzoni no Pexels

Sabendo como planejar um jardim de inverno simples da forma certa, é hora de aprender a elaborar esse espaço, colocando em prática as etapas que citamos acima.

Para começar, a escolha do espaço certo é essencial, já que um jardim de inverno costuma ser instalado em lugares abertos da casa, trazendo a natureza para dentro dos cômodos.

Nessa etapa, você pode optar por um espaço aberto com uma claraboia, juntando dois ambientes, como uma sala de estar e a cozinha, e também pode criar um jardim de inverno pequeno, embaixo da escada, ou mesmo em uma varanda da sua casa.

Seguindo a linha da facilidade, a grande ideia para um jardim de inverno simples é focar em uma decoração com itens baratos e práticos de instalar, focando na economia, até mesmo na escolha das plantas.

Por isso, foque em um visual mais clean e aconchegante para o seu jardim, compondo esse espaço com pedrinhas de decoração, vasos de plantas pequenas e até mesmo usando um jardim vertical, sem nunca deixar de fora a beleza e o aconchego desse espaço.

Itens essenciais para um jardim de inverno simples

Itens essenciais para um jardim de inverno
Foto de Eva Bronzoni

Sabendo como fazer um jardim de inverno simples da melhor forma, é hora de conhecer os itens que são essenciais nesse espaço, e não podem faltar na hora de planejar e criar um jardim de inverno.

Veremos cada um em detalhes:

  • Plantas adequadas ao ambiente – Ter as plantas certas para o espaço que você criará, que se adequem bem ao clima da sua casa, é essencial, criando um jardim de inverno saudável e bonito;
  • Iluminação adequada – Ter uma boa iluminação natural para as suas plantas, e também boas luzes artificiais, é outra ideia mto bem-vinda e indispensável para esse ambiente;
  • Objetos de decoração – Usar pedrinhas de jardim, vasos, estátuas e outras peças decorativas também é essencial em um jardim de inverno, deixando esse espaço charmoso e personalizado;
  • Revestimentos apropriados – Na hora de criar um jardim de inverno, se atentar para revestimentos que funcionem melhor nesse ambiente, e combinem com a decoração da casa, também é uma parte importante do projeto, então não esqueça deles.

Como arrumar um jardim de inverno simples sem gastar muito?

Como arrumar um jardim de inverno simples
Foto de Pixabay

Após aprender como criar um jardim de inverno simples e o que não pode faltar nesse espaço, resta saber como deixá-lo arrumado, organizando o ambiente com beleza e elegância.

Para fazer isso, o ideal é fazer escolhas simples e eficazes de decoração, como apostar no uso de plantas com vasos e na composição do ambiente com pedras, criando desenhos no chão e focando na economia e elegância visual.

Nessa hora, também vale apostar em uma decoração com materiais recicláveis, como madeira reutilizada, telhas, pneus, etc., tudo para dar um ar mais rústico a esse espaço sem gastar muito.

Além disso, também vale lembrar que o impacto visual desse ambiente não está só na decoração, e também depende de uma boa iluminação e de uma integração eficiente com a sua casa.

Por isso, apostar em portas e divisórias de vidro que valorizem o visual do ambiente, deixando-o exposto ao resto da casa, é uma escolha eficiente nesse caso, assim como o uso de boa iluminação artificial, que pode se feita por meio de luminárias ou arandelas de parede, e também de LEDs de iluminação no chão.

Dica extra: Como escolher o piso ideal para o seu jardim de inverno

Como escolher o piso ideal
Foto de Pixabay

Agora você já sabe como planejar e criar um jardim de inverno simples de forma prática e econômica, e pode começar a montar o seu. Mas antes de ir, confira uma dica extra para escolher o melhor revestimento para esse espaço:

  • Use um revestimento com a textura que melhor se encaixa na proposta do seu jardim, como um revestimento de pedra para um espaço rústico, ou um piso de cerâmica em um ambiente mais contemporâneo.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre paisagismo e decoração.