Ter um quintal pequeno pode ser desanimador para quem quer criar um ambiente bonito para se divertir com a família, mas não tem muito espaço.

Se você também pensa assim, não se preocupe. Nesse post vamos te ensinar a criar uma área verde no seu quintal e transformá-lo num espaço de lazer, sem gastar muito, e focando na praticidade.

Confira:

Como aproveitar o espaço de um quintal pequeno

Como aproveitar o espaço
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Para criar um quintal pequeno bonito e aconchegante, saber aproveitar cada cantinho dele é essencial. Por isso, entenderemos como funciona essa etapa em detalhes.

Para criar um quintal que aproveite bem cada espaço disponível, você precisa focar no uso inteligente desse recurso, realizando escolhas de decoração pontuais e eficientes, focadas em criar o ambiente mais aconchegante possível com poucas ações.

Para isso, uma boa opção é apostar em uma decoração econômica, usando móveis e peças compactas, como banquinhos de jardim, ou mesmo um pequeno deck para lazer, além de também focar em boas escolhas de decoração, compondo o ambiente com plantas e muito verde.

Já que o espaço é a grande questão nesse ambiente, usar itens decorativos de destaque pode ser muito útil aqui, como uma pequena fonte d’água perto do jardim, criando um ar de conforto e leveza sem prejudicar a beleza do seu quintal.

Quintal Pequeno
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Como organizar um quintal pequeno com plantas e jardins

Como organizar um quintal pequeno
Foto de Harry Cooke no Pexels

Sabendo quais escolhas fazer na hora de usar o espaço do seu quintal pequeno, o próximo passo é aprender a compor esse ambiente com espaços verdes, criando uma decoração com pequenos jardins e plantas vistosas.

Para fazer isso, o ideal é focar em usar a vegetação para criar um toque sutil de aconchego em todo o quintal, apostando em escolhas simples, como criar um caminho de grama, ou criar composições de plantas com vasos de tamanhos e cores diferentes, deixando todo o ambiente mais bonito.

Outra ótima opção nessa hora, é fazer bom uso das suas paredes, criando decorações com plantas nos muros do ambiente, e até apostando em um jardim vertical.

Por fim, vale lembrar que você não precisa de muito para deixar o seu quintal com um toque verde, bonito e aconchegante, o grande truque é focar em escolhas simples e efetivas, que realcem a beleza do ambiente sem muita complicação.

 O que não pode faltar em um quintal bonito?

O que não pode faltar em um quintal bonito
Foto de Q K no Pixabay

Agora que aprendeu a aproveitar o espaço de um quintal pequeno e já sabe como decorá-lo com plantas, conheceremos 5 elementos essenciais nesse espaço, que vão te ajudar ainda mais na hora da composição.

Veja quais são eles:

  • Toques naturais e tons terrosos  – já que estamos falando de um quintal, é indispensável que esse ambiente tenha um toque de natureza, e você pode conseguir isso com pequenos objetos de decoração, ou mesmo usando tons terrosos na pintura, deixando o espaço com um ar mais natural;
  • Acabamentos e revestimentos rústicos – Acabamentos rústicos, como cimento, tijolinhos de barro, piso rústico, etc. são ótimas opções para esse espaço, ajudando a dar um clima mais natural ao seu quintal;
  • Boa iluminação – Ter uma boa iluminação artificial, com luzes de cores quentes e pontos de luz estratégicos, ajuda a criar um ambiente aconchegante nas suas reuniões noturnas. Então aposte nesses recursos;
  • Boa decoração – Pode parecer óbvio, mas ter uma decoração bem pensada e atrativa, dá um charme a mais ao seu quintal, deixando seu espaço bem mais bonito;
  • Lugares de descanso – Ter lugares de relaxamento, como uma rede ou uma cadeira de balanço, também é uma ótima ideia para aumentar o aconchego do seu quintal, deixando ele bonito e dando às suas visitas um espaço para relaxar e curtir a festa sem stress.

Como transformar um quintal pequeno em área de lazer

Como transformar um quintal pequeno
Foto de Tatiana Syrikova no Pexels

Tendo entendido o que não pode faltar em um quintal pequeno bonito e bem decorado, é hora de saber o que fazer para transformá-lo em uma área de lazer, sem desperdiçar espaço nem sacrificar a beleza desse ambiente.

Para fazer isso, o grande segredo é criar uma área simples e prática, usando peças e objetos portáteis e fáceis de instalar, como uma churrasqueira portátil, uma pequena jacuzzi inflável e até mesmo mesas e cadeiras fáceis de desmontar.

Fazendo isso, você conseguirá criar sua área de lazer do jeito que quiser, transformando seu quintal no espaço de reuniões mais adequado para cada festa, sem ter o trabalho de montar espaços específicos para isso, como uma área gourmet, ou sala de jogos.

Por isso, aposte em móveis e acessórios que funcionam melhor em um espaço pequeno, e use a criatividade para gerar momentos de lazer e diversão para a família e os amigos usando o espaço e os recursos que você tem.

Afinal, uma festa pode caber em qualquer lugar, não é mesmo?

Dica extra: como planejar bem o seu quintal

Como planejar bem o seu quintal
Foto de kaboompics no Pixabay

Agora você já aprendeu tudo que precisa para criar um quintal pequeno bonito, e uma área de lazer simples e compacta, então é hora de colocar a mão na massa. Mas antes de ir, fique com uma dica extra para planejar bem o seu quintal:

  • Defina a função principal do quintal antes de começar a criá-lo. Para quê ele será usado? O que você fará nele? Saber essas coisas vai te ajudar a criar um ambiente perfeito para você.

Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre o mundo do paisagismo e da decoração.