Criar um jardim simples e criativo pode ser uma ótima opção para dar um ar mais bonito e natural à sua casa, além de aumentar o contato com a natureza. E existem formas muito simples de criar esse espaço na sua casa.

Quer saber como? Então continue lendo. Vamos te contar tudo para criar um jardim bonito e simples logo abaixo.

Acompanhe:

O que levar em conta ao criar um jardim?

O que levar em conta
Foto de cocoparisienne no Pixabay

Para fazer um jardim simples e criativo da forma certa, existem alguns pontos a considerar.

O primeiro deles, e talvez o mais importante, é entender que tipo de jardim funciona melhor na sua casa, bem como o tempo que você terá para cuidar dele, e onde você vai criar esse espaço.

Depois de entender essas questões, você pode começar a planejar seu jardim com mais cautela, escolhendo as plantas que melhor se encaixam no clima da sua cidade, e o tipo de decoração que mais tem a sua cara.

Por fim, também vale pensar em todo o material que você vai precisar para criar seu jardim da forma certa, como ferramentas de jardinagem, luvas, pedrinhas decorativas, vasos de plantas, e por aí vai. Tenha tudo pronto e preparado antes de começar a trabalhar nesse espaço.

Como fazer um jardim simples e criativo?

Como fazer um jardim simples
Foto de cottonbro no Pexels

Agora que você entendeu o que precisa saber antes de criar um jardim simples e criativo na sua casa, é hora de começar o trabalho, e aprender como fazer esse espaço da maneira certa.

O primeiro passo é escolher o lugar onde o jardim vai ficar, e o tamanho que o espaço inteiro vai ter. Uma dica para começar, é escolher um cantinho da casa que não esteja sendo usado, dando uma nova utilidade para ele com uma decoração natural.

Escolhido o lugar ideal, é hora de começar a montar seu jardim, e já que a ideia é apostar na simplicidade, vamos focar em escolhas simples e eficientes.

Por isso, se você mora em um apartamento, pode criar um espaço com plantas pequenas e vasos simples, fazendo uma composição criativa e bonita com pedrinhas nos vasos e flores.

Já se o seu jardim for ficar em um quintal ou em um espaço com terra, você pode criar um canteiro um pouco maior, e investir na decoração com materiais simples, como tijolinhos ou pequenas toras de madeira, dando um toque mais rústico ao espaço.

A grande dica para criar um jardim bonito e criativo, é focar nos desenhos que você pode fazer com as plantas e a decoração, criando verdadeiras obras de arte, usando o que você tem a seu favor. Para ter algumas ideias de canteiros criativos, veja essas imagens.

4 itens essenciais em um jardim simples e criativo

4 itens essenciais
Foto de anncapictures no Pixabay

Tendo entendido como fazer um jardim simples e criativo e o que considerar antes de criar o seu, é hora de conhecer 4 itens essenciais para esse espaço, que vão te ajudar ainda mais na decoração.

Veja quais são:

  • Pedrinhas decorativas – Elas são baratas, simples de usar e tem uma variedade de cores e tamanhos perfeita para criar vários tipos de decoração para o seu jardim;
  • Flores – Pode parecer óbvio, mas criar composições com flores em pontos estratégicos do jardim dá um charme muito grande a esse espaço, criando um destaque visual que deixa todo o ambiente mais bonito;
  • Pintura viva e bonita – A pintura de uma parede ou de objetos de decoração do seu jardim também é um ponto essencial desse ambiente, e contribui ainda mais para dar o destaque visual que falamos acima;
  • Objetos decorativos simples Pequenos objetos, como anõezinhos de jardim, vasos de cerâmica e outras peças podem dar um toque todo especial a um jardim simples, deixando-o mais bonito sem muito esforço.

Como decorar seu jardim simples e criativo gastando pouco

Como decorar seu jardim simples
Foto de cocoparisienne no Pexels

Indo mais além na decoração, é hora de entender como decorar o seu jardim simples e criativo sem gastar muito, usando materiais práticos e baratos.

Para fazer isso, você pode montar as suas próprias peças de decoração, criando objetos com materiais como garrafas pet, caixotes de madeira, tijolinhos, potes de margarina e por aí vai.

Jardim simples e criativo
Foto de Julia Filirovska no Pexels

Seguindo a linha do menos é mais, a ideia para criar uma boa arrumação, é focar em escolhas visuais, criando uma decoração bonita através de um contraste de cores e do design do seu canteiro e do seu jardim. E não se engane, dá para fazer muita coisa apenas com isso.

Você pode criar pequenos vasos de parede com pneus reciclados, criar canteiros e peças de decoração usando telhas antigas, compor com garrafas de vidro e por aí vai, as possibilidades são infinitas, e tudo depende da sua criatividade. Veja esses exemplos para se inspirar

Dica extra: como deixar seu jardim mais bonito

Como deixar seu jardim mais bonito
Foto de JillWellington no Pexels

Agora você já sabe o que levar em conta e como criar um jardim simples e criativo para a sua casa, então está na hora de anotar nossas dicas e começar o seu projeto. Mas antes de ir, fique com essa dica extra para deixar seu jardim mais bonito:

  • Crie uma composição usando diferentes tonalidades de cores nas suas plantas, criando um visual harmônico e atrativo.

Curtiu essas dicas? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre jardins e decoração!