O paisagismo residencial é uma técnica popular e bem aceita por aqueles que querem um espaço de lazer e de contato com a natureza, mas você sabe o que é e para que serve esse método?

Se a sua resposta foi não, não se preocupe. Nesse conteúdo você entenderá tudo sobre esse modelo de paisagismo, além de aprender a aplicá-lo na sua casa e aumentar o seu bem-estar e qualidade de vida.

Confira:

O que é Paisagismo Residencial?

O que é Paisagismo Residencial
Foto de F.Muhammad no Pixabay

Para começar, entenderemos o que é exatamente o paisagismo residencial.

Paisagismo residencial nada mais é que uma técnica de paisagismo voltada para a criação de jardins e espaços naturais em vários ambientes de uma casa, montando uma decoração verde e aconchegante previamente planejada para cada ambiente.

Por ser executado por profissionais qualificados, esse tipo de técnica costuma passar por um processo de consultoria e planejamento, visando atender a todas as necessidades e preferências de cada pessoa, analisando os espaços e criando ambientes naturais que prezem pela beleza e bem-estar domésticos.

Por conta disso, o paisagismo residencial é uma ótima ideia para quem quer criar ambientes de maior contato com a natureza e dar mais beleza a cada cômodo da casa, aumentando a sua qualidade de vida.

Paisagismo residencial
Foto de Inspector no Pixabay

Para que serve o paisagismo residencial?

Para que serve o paisagismo residencial
Foto de Gretta Blankenship no Pixabay

Agora que entendemos o que é e como funciona o paisagismo residencial, resta responder a uma pergunta: para que serve exatamente esse método?

Já que é focado em ambientes residenciais e espaços internos, esse tipo de paisagismo tem como função principal desenhar e projetar espaços verdes na sua casa, de forma eficiente, levando em conta o seus gostos e preferências pessoais, suas limitações de espaço e o ambiente que quer criar.

Além disso, ao unir um espaço urbano com a natureza, o paisagismo residencial também tem como função criar um ambiente de bem-estar e relaxamento para toda a família, fazendo áreas naturais que prezem pela estética e pelo contato com elementos naturais.

Por isso, no fim das contas, a finalidade do paisagismo residencial está em proporcionar bem-estar e qualidade de vida a você e toda a sua família, ao apostar no potencial de beleza que os espaços verdes podem ter.

3 benefícios do paisagismo em ambientes domésticos

3 benefícios do paisagismo
Foto de Gretta Blankenship no Pixabay

Agora que você entendeu o que é e para que serve o paisagismo residencial, vamos conhecer 3 principais benefícios desse método, para entender ainda mais seus pontos positivos:

  • Proporciona momentos de bem-estar e lazer – Não é segredo para ninguém que os ambientes naturais nos deixam muito mais felizes, e ter um espaço desses, quando bem projetado, pode te render vários momentos de relaxamento e lazer com toda a família;
  • Dá um novo hobby a quem mora na casa – Uma vantagem não tão óbvia dos ambientes verdes e do paisagismo, é que eles dão à sua família um hobby e atividade prazerosa nova, já que todos podem praticar a jardinagem de uma forma fácil e divertida;
  • Deixa qualquer ambiente mais bonito e com um toque natural – Um espaço bonito e com ar de natureza é tudo que você pode querer depois de um dia de cansaço e correria, e o paisagismo pode te proporcionar momentos desse tipo, ao criar espaços que sejam perfeitos para o seu bem-estar.

Como usar o paisagismo residencial nos projetos da sua casa

Como usar o paisagismo residencial
Foto de ArtisticOperations no Pexels

Tendo conhecido os benefícios do paisagismo residencial, é hora de aprender a fazer bom uso dele nos projetos de interiores da sua casa, sempre com a ajuda de profissionais qualificados.

Para fazer isso, você precisa entender os seus gostos pessoais de decoração, as necessidades que quer sanar com a construção de um espaço natural, e também como irá usar as técnicas de paisagismo certas para cada espaço.

Isso significa que, tendo em vista esses detalhes, o profissional que irá projetar os ambientes vai criar o melhor espaço personalizado para você, usando os materiais e escolhas de jardinagem mais adequados.

Por isso, você precisa entender bem o estilo da sua casa, e como o seu projeto de paisagismo irá funcionar harmonicamente com ele, guiando todas as escolhas que serão feitas, desde a espécie certa de plantas para cada cômodo, até o design dos espaços e complexidade do projeto. Alguns exemplos para se inspirar e ter ótimas ideias.

Dicas para criar áreas verdes de forma simples

Dicas para criar áreas verdes
Foto de stevesiegwalt no Pixabay

Agora você já sabe o que é paisagismo residencial, como ele beneficia a decoração da sua casa, e como criar projetos de espaços naturais da forma certa. Então é hora de colocar a mão na massa.

Mas antes de finalizarmos, veja duas dicas para criar áreas verdes na sua casa com simplicidade:

  • Faça bom uso de um cantinho pequeno e sem uso da sua casa;
  • Invista em plantas e decorações pequenas e simples de cuidar, que sejam bonitas e atrativas.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais dicas desse tipo? Então sugira um assunto nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos  sobre o mundo do paisagismo e da decoração.