Na hora da decoração, usar plantas nos espaços internos pode ser uma ótima opção para deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. Mas quais são os melhores tipos de plantas para ter em casa?

Se você tem essa dúvida, não se preocupe. Nesse conteúdo vamos te ajudar a encontrar os melhores tipos de plantas para colocar dentro de casa, para que você consiga dar um ar natural a cada cômodo do seu apê sem muita preocupação.

plantas para ter em casa
Foto de RODNAE Productions

Confira:

Como saber qual a melhor planta para ter em casa?

Ao criar o seu cantinho verde, é importante entender muito bem os tipos certos de plantas para ter em casa, fazendo a sua escolha com base na rusticidade, necessidade de luz e resistência da planta, além do espaço que você tem disponível.

Por isso, na hora de começar a pensar nas plantas que vai usar, comece por aquelas espécies que se dão bem em locais de meia-luz ou espaços sombreados, e passe a escolher os tipos a partir daí.

Também vale considerar o tamanho e beleza das plantinhas que você vai escolher, e em que espaço pretende colocar cada uma. Isso pode variar de acordo com o seu gosto e a incidência de luz de cada cômodo.

Por isso, antes de fazer uma escolha definitiva, pesquise um pouco sobre cada planta, para entender as necessidades delas e como poderá usá-las na sua decoração.

Plantas para ter em casa na sala de estar

Plantas para ter em casa na sala
Foto de Annushka Ahuja no Pexels

Entre as plantas para se ter em casa, existem espécies que vão se dar bem em alguns ambientes, e não em outros, por isso é importante saber bem quais são. Por isso, vamos começar falando sobre a sala de estar.

Para escolher as plantas desse local, considere  a incidência de luz e o espaço disponível.

Caso você tenha uma sala com um pouco mais de sombra e quer dar um visual mais despojado para o ambiente, vale apostar em uma samambaia de vaso suspenso, um lírio da paz ou mesmo uma peperômia.

Já se o ambiente for bem grande e iluminado, ter um pau-d’água pode ser ideal para você, ou mesmo uma planta mais rústica, como a espada-de-são-jorge.

5 plantas resistentes para qualquer ambiente interno

5 plantas resistentes
Foto de Febe Theodora no Pexels

Mesmo com a facilidade e praticidade que você pode encontrar na hora de escolher suas plantas, nem todo mundo tem cuidado e paciência para se preocupar com a incidência de luz e o tipo de planta ideal para cada cômodo.

Pensando nisso, listamos abaixo 5 plantas para ter em casa perfeitas para qualquer ambiente interno, para que você não precise se preocupar na hora da escolha.

Elas são:

  1. Pacová;
  2. Jiboia;
  3. Clorofito de sombra;
  4. Sansevieria;
  5. Lança de São Jorge.

Se optar por um desses 5 modelos, você não vai precisar se preocupar com cuidados excessivos com cada planta, e pode até mesmo usar algumas delas em ambiente de sombra, como é o caso dos clorofitos.

Então, agora não existem mais desculpas para não escolher a plantinha ideal para você.

Plantas para ter em casa no quarto

ter em casa no quarto
Foto de Taryn Elliott no Pexels

Ainda falando sobre os principais ambientes de plantas para ter em casa, chegou a hora de irmos para o quarto.

Para decidir qual a planta ideal para esse espaço, sua escolha deve variar um pouco do que vimos na sala, pois é importante considerar o tamanho da sua janela, além do espaço disponível no quarto e a frequência de incidência de luz.

Para um quarto com janela maior, você pode escolher decorar o espaço com uma begônia, uma jiboia de pendente ou mesmo com alguma planta de flor, como o Jasmim.

Em quartos mais escuros, a Zamioculca ou o Lírio-da-paz podem ser ótimas escolhas, já que resistem bem a falta de luz constante.

Por fim, ao escolher as plantas para o seu quarto, também vale pensar em espécies que purifiquem ou perfumem o ar, deixando seu espaço mais aconchegante e bom de respirar.

Dicas para escolher plantas para o banheiro

Dicas para escolher plantas
Foto de cottonbro no Pexels

Agora você já sabe como escolher o melhor tipo de plantas para ter em casa, e qual espécie é melhor para alguns cômodos, então, antes de finalizar, vamos ver algumas dicas para escolher plantinhas para pôr no seu banheiro:

  1. Considere a incidência de luz e umidade do espaço;
  2. Escolha plantas de folhas mais escuras e consistência mais rústica, como os imbés. Elas não precisam de muitos cuidados e enfeitam o ambiente;
  3. Em lavabos, pode apostar em espécies que não tenham rejeição à umidade.

Curtiu esse conteúdo? Quer saber mais dicas desse tipo? Então não esqueça de conferir nossos textos sobre o mundo do jardim e decoração, e sugira mais temas nos comentários!