Para quem mora em uma casa pequena ou apartamento, construir um home-office pequeno pode ser o ideal para ter o seu cantinho de trabalho sem ocupar todo um cômodo da casa.

Se esse é o seu caso e você quer saber como fazer isso, está no lugar certo.

Nesse conteúdo você vai entender como montar um home-office em quase qualquer lugar, como valorizar o espaço que você tem e ainda decorá-lo para combinar com qualquer cômodo.

home-office pequeno
Foto de Polina Kovaleva no Pexels

Quer saber mais? Então não pare de ler.

Como montar um cantinho de home-office pequeno?

Para ter o seu próprio espaço de trabalho, você não precisa de um escritório amplo ou super mobiliado, é possível fazer um home-office pequeno em quase qualquer canto da casa, você só precisa das dicas certas.

Para compor um espaço de trabalho compacto que combine com qualquer ambiente, a primeira coisa que você deve considerar é o misto de adaptabilidade e ergonomia.

Isso quer dizer que você precisa levar em conta as dimensões do seu home-office sem abrir mão do conforto, e para isso, precisará de uma mesa de no mínimo 50 a 60 cm de profundidade, e altura de 75 cm.

Já a largura deve se adaptar ao tamanho do seu espaço, mas lembre-se de também optar por uma cadeira muito confortável, de altura e inclinação ajustáveis.

Outra dica para um home-office muito compacto, é colocá-lo em um cantinho da sua casa que não seja muito usado, aproveitando esse espaço para criar um lugar de trabalho um pouco afastado do dia-a-dia da casa. Isso vai garantir sua concentração na hora de trabalhar.

Como fazer um home-office no quarto?

Como fazer um home-office
foto de Olia danilevich no Pexels

Um dos ambientes mais comuns para montar um home-office pequeno é o quarto, e aqui, existem alguns pontos um pouco diferentes a considerar.

Para fazer um home-office no quarto, o ideal é tentar otimizar o espaço usando uma mesinha embutida em algum outro móvel, como um armário; ou criar uma bancada que também sirva para outras atividades.

Também vale a pena investir em nichos organizadores, gaveteiros de rodinhas ou prateleiras simples na parede, que sirvam tanto às necessidades do seu trabalho quanto para a decoração do seu quarto.

Por fim, aposte em uma arrumação mais integrada, deixando o seu cantinho de trabalho fazer parte do quarto visualmente, investindo na mesma cor de pintura ou em uma composição harmônica do espaço.

Além dessas questões, vale a pena pontuar que a iluminação é um ponto muito importante para o home-office, então considere isso com bastante calma na hora de criar o seu.

3 tipos de mesa para home-office pequeno

3 tipos de mesa
Karolina Grabowska no Pexels

Na hora de criar um home-office pequeno, escolher uma boa mesa é indispensável, mas não são todos os tipos ou modelos que vão servir para o seu espaço compacto.

Por isso, separamos 3 tipos de mesas com dimensões apropriadas, que você pode usar no seu home-office sem se preocupar com a falta de espaço ou com o desconforto.

Confira:

  1. Mesa dobrável com mão francesa – Ideais para espaços muito apertados, esse tipo de mesa pode ser encaixada na parede em estilo mão francesa, e possui um sistema dobrável que permite que você guarde a parte de cima dela quando não estiver usando;
  2. Mesa embutida em estante ou armário – Para cozinhas ou salas de estar, esse modelo é muito indicado, já que pode ser guardado e tirado com facilidade, sendo integrado à estante ou armário desse espaço;
  3. Bancada embutida na parede – Para quartos ou salas de estar, esse tipo de bancada é o ideal, já que dá um visal moderno para o ambiente, e otimiza o seu espaço, permitindo que você acople gaveteiros ou pequenos móveis embaixo dela.

Como decorar um home-office pequeno?

Como decorar um home-office
Foto de Taryn Elliott no Pexels

Se leu até aqui, você já aprendeu a montar um home-office pequeno em qualquer cantinho da casa, e viu 3 tipos de mesa para usar nesse espaço, então agora é hora de aprender a decorá-lo.

Para decorar um cantinho de trabalho, a ideia é focar em um visual minimalista, que combine com o estilo do seu espaço e ainda deixe o ambiente de trabalho elegante e convidativo.

Para isso, você pode investir em pinturas setorizadas de parede, como pintar a parede onde ficará o seu home-office, ou usar pinturas focalizadas e papéis de parede. A ideia é deixar esse cantinho com um visual especial.

Outra dica matadora é usar objetos que valorizem a funcionalidade do espaço e também a decoração, como prateleiras finas embutidas, ou uma cadeira com estilo mais despojado, que componha o visual e ainda seja confortável.

Dicas para criar um home-office confortável

Dicas para criar um home-office
Foto de Taryn elliott no Pexels

Agora você já sabe como criar um home-office pequeno em praticamente qualquer lugar, e aprendeu maneiras de decorá-lo para valorizar a usabilidade e o visual.

Então, antes de finalizar, vamos conferir mais algumas dicas para deixar o seu home-office confortável:

  1. Nunca esqueça de usar uma cadeira muito aconchegante, com apoio para os ombros e para as mãos, e regulagem de altura;
  2. Evite deixar o ambiente muito decorado, ou com muitos objetos espalhados, isso pode prejudicar seu bem-estar e a sua concentração;
  3. Preze sempre pela iluminação natural e pelas luzes de apoio, como luminárias de mesa.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais textos desse tipo? Então faça uma sugestão nos comentários. E não esqueça de acompanhar nosso conteúdo semanal sobre casa e decoração!