Usar um pergolado de madeira e deck na sua área externa pode ser uma ótima escolha para incrementar o visual desse ambiente, e você pode fazer isso sem gastar muito.

Quer saber como? Então continue lendo.

Nesse conteúdo vamos te mostrar como construir um pergolado de madeira com materiais simples, como combiná-lo com um deck compacto e muito mais, tudo para você criar o ambiente de lazer perfeito para os momentos em família.

pergolado de madeira e deck
Foto de Milada Vilgerova no Pexels

Confira logo abaixo:

Como construir pergolado de madeira simples?

Ter um pergolado de madeira e deck não é um luxo exclusivo de uma casa ampla e com espaço de sobra. É possível ter um na sua própria casa, de forma simples e prática e sem se preocupar com espaço.

Para isso, você só precisa optar pelos pergolados compactos, que você mesmo pode construir com as medidas disponíveis no seu ambiente, sem precisar gastar rios de dinheiro ou ter muita dor cabeça.

Para tirar essa ideia do papel, você vai precisar criar o desenho de um pequeno projeto, com as dimensões e design que mais te agradem, e então é só colocar a mão na massa, ou contratar uma mão-de-obra especializada para o trabalho.

O grande segredo para montar o seu pergolado é investir em materiais simples e baratos, como madeira de eucalipto para as colunas e tiras de madeira, e telhas de policarbonato para a cobertura.

Por ser bastante versátil, essa peça pode ser composta com quase qualquer tipo de material, além de ser usada para várias finalidades, como ambiente para descanso, como área de lazer e até como suporte para jardim suspenso, tudo depende da sua criatividade.

Como combinar pergolado de madeira e deck?

Como combinar pergolado
Foto de Mart Production no Pexels

Na hora de usar pergolados de madeira em áreas externas, é comum compor o visual do ambiente com um deck de madeira, geralmente usados em espaços abertos e áreas com piscina; e eles com certeza incrementam o visual.

Sendo assim, existe uma forma de combiná-los com o seu pergolado sem ter que revestir toda a área da sua casa com madeira, e ela é muito simples: É só usá-lo como piso da peça.

Fazendo isso, você pode criar as duas peças em um único ambiente, valorizando o espaço que tem disponível sem abrir mão do visual aconchegante que a combinação dos dois elementos traz.

Apesar disso, vale ressaltar que ao optar por essa composição, é importante ter em mente que o seu deck ficará fixo ao piso do pergolado, e não poderá ser estendido para outros espaços sem mudar o estilo visual da madeira.

Portanto, ao combinar os dois, saiba bem onde e como vai usá-los no seu ambiente.

4 tipos de madeira para pergolado de madeira e deck

4 tipos de madeira
Foto de Ann H no Pexels

Pergolado de madeira e deck são peças muito charmosas, mas também são produzidas com uma matéria-prima natural, o que pode ser um problema se você não escolher a madeira certa para o projeto.

Pensando nisso, separamos uma lista com 4 madeiras certificadas e resistentes que você pode usar para criar as duas peças, sem precisar se preocupar com cupins, ação do tempo ou degradação natural.

Veja quais são:

  1. Eucalipto;
  2. Angelim vermelho;
  3. Cumaru;
  4. Madeira plástica ou polywood.

Algumas opções podem ser mais baratas e eficientes, como a madeira plástica, que resiste à abrasão em qualquer ambiente, ou o eucalipto, madeira muito produzida e com custo-benefício mais convidativo.

Você também pode optar por madeiras mais resistentes ou madeiras ecológicas, tudo depende de como deseja compor o ambiente e do quanto pode gastar para montar esse espaço.

Como fazer um deck de madeira simples e barato?

Como fazer um deck
Foto de cottonbro no Pexels

Sabendo como montar um pergolado e deck de madeira compactos, é hora de falarmos sobre a composição dessa segunda peça.

Para fazer um deck de madeira para o seu pergolado, ou mesmo para um espaço externo, você deve levar em consideração a resistência da madeira, assim como sua densidade e coloração.

Além disso, para facilitar a montagem e otimizar a praticidade, você pode optar pelos modelos de decks modulares, compostos com pequenos blocos de madeira que permitem a fácil instalação e composição, além de serem peças de fácil manuseio.

Esses modelos são ótimos para compor sacadas, caminhos de jardim, varandas e por aí vai, e aumentam a economia, já que você não vai precisar cortar madeira para instalá-lo no seu espaço.

Dicas para acertar na área externa com pergolado de madeira

Dicas para acertar na área externa
Foto de Milada Vigerova no Pexels

Agora você já sabe como construir um pergolado de madeira e deck simples para a sua casa, como otimizar a composição, e quais madeiras escolher para essas peças. Então, antes de colocar a mão na masa, confira 2 dicas para acertar no visual da sua área externa ao usar essas peças:

  1. Use o pergolado e o deck como elementos que se integrem ao estilo geral do ambiente, seja ele uma área de piscina, um ambiente de descanso ou mesmo uma varanda;
  2. Pense bem onde vai colocar as duas peças antes de começar a montagem. É importante que elas sejam bem posicionadas para criar a sensação de aconchego que você espera.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais dicas desse tipo? Então deixe uma sugestão nos comentários, e não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre casa e decoração!