Você sempre sonhou em ter uma piscina em casa mas nunca encontrou espaço suficiente para isso? Então ter uma piscina pequena é a solução, e não é nenhum sonho distante.

Nesse conteúdo você vai descobrir como fazer uma piscina em um espaço pequeno, quanto custa uma piscina pequena, como incrementar a sua área de lazer com uma piscina e muito mais, tudo para que você tenha aquele momento de lazer com os amigos sem preocupações.

piscina pequena
Foto de KoolShooters no Pexels

Quer saber mais? Então continue lendo:

Como fazer uma piscina em um espaço pequeno?

Ao contrário do que você pode pensar, colocar uma piscina pequena em um espaço de lazer não é um mito ou sonho distante, e é perfeitamente possível de fazer sem muita dor de cabeça.

Para isso, você vai precisar entender muito bem suas limitações de espaço, assim como o tipo de piscina que cabe melhor no seu bolso e na área que tem disponível.

Passada essa etapa inicial, é hora de pensar no tipo de piscina que combina melhor com o seu espaço, e aqui vai uma dica: para áreas muito pequenas, construir uma piscina de alvenaria pode ser a melhor opção.

Esse tipo de construção te permite montar uma piscina em espaços bem pequenos, e até transformá-la em um mini spa, área de relaxamento e até ambiente zen.

Você pode começar pensando em medidas a partir de 3 metros de largura por 3 de comprimento, com uma média de 1 metro a 1,60 m de profundidade; essas são as medidas base para uma piscina pequena confortável, mas no fim das contas, tudo depende do seu gosto.

Quanto custa uma piscina pequena?

Quanto custa uma piscina
Foto de cottonbro no Pexels

Tendo aprendido  como montar uma piscina pequena, é hora de descobrir quanto isso vai te custar, e saiba que, novamente, tudo depende das suas necessidades.

Continuando com o exemplo das piscinas de alvenaria nas dimensões que citamos acima, fazer uma construção desse tipo pode te trazer um custo que vai de 1,500 até 15,000 reais, dependendo do custo dos materiais básicos e dos equipamentos adicionais, como hidromassagem, spots de led ou cascata.

Vale lembrar que o valor de 1,500 reais dificilmente incluirá a mão-de-obra especializada e o custo com filtragem e produtos de limpeza, então não esqueça de colocar tudo isso no papel.

Nessa hora, vale a pena economizar na instalação, contratando empresas especializadas em obras para piscinas, que vão te dar um orçamento pelo serviço quase completo. Mas tenha certeza de trabalhar sempre com os melhores profissionais.

3 tipos de piscina pequena para ter em casa

3 tipos de piscina pequena
Foto de KoolShooters no Pexels

Até aqui, vimos como montar uma piscina pequena e os custos que você pode ter para construir uma peça de alvenaria. Mas esse não é o único tipo de piscina que você pode escolher.

Por isso, separamos abaixo 3 modelos mais comuns de piscina e as vantagens e desvantagens de cada um, para que você escolha aquele que melhor atende às suas necessidades:

  1. Alvenaria – Esse é o modelo mais comum e versátil dos 3, e não à toa já o indicamos acima. Apesar disso, construir uma piscina de alvenaria costuma ser mais caro e demorado, portanto, não esqueça de levar isso em conta;
  2. Fibra de vidro – Competindo lado-a-lado com as piscinas de alvenaria, as piscinas de fibra são práticas de instalar e tem o melhor custo-benefício entre os 3 tipos, mas a limitação de tamanhos pode ser uma desvantagem em lugares pequenos;
  3. Piscina de Vinil – Talvez o tipo menos comum dos 3, esse modelo de piscina é o de mais fácil instalação, consistindo basicamente de uma manta de vinil aplicada em um lugar cavado, mas também é o que tem menor resistência ao tempo e avarias.

Como incrementar sua área lazer com uma piscina pequena?

Como incrementar sua área lazer
Foto de KoolShooters no Pexels

Com uma piscina pequena instalada em casa, você pode aproveitar a falta de espaço dessa peça para incrementar a sua área de lazer com outros adicionais, utilizando a limitação de espaço como uma vantagem.

Para isso, vale a pena apostar em modelos de piscina Spa , criando um deck de relaxamento em uma área reservada para a família, ou uma banheira de descontração para aquela reunião com os amigos em um dia quente de sol.

A ideia aqui é não se limitar ao pouco espaço da sua piscina, e sim usá-lo de forma estratégica, aproveitando o seu ambiente para criar uma piscina que vai casar exatamente com suas necessidades de lazer.

Por isso, pense com carinho no projeto antes começar a construí-la, e como irá usar essa ferramenta a seu favor, fazendo o melhor uso possível das limitações que você tem.

Dica extra para economizar na sua piscina

Dica extra para economizar
Foto de Dayvison de oliveira Silva

Agora você já sabe como montar uma piscina pequena, que tipo escolher e  maneiras de fazer o melhor uso da sua piscina no espaço  que tem disponível. Mas, antes de ir, vamos te dar uma dica extra para economizar na sua piscina: crie um deck ou plataforma alta.

Fazer a sua piscina em um deck suspenso, dispensa a obrigação de cavar um buraco no chão para colocar a sua piscina, deixando todo o processo bem mais prático. Então abuse disso na hora da criação.

Curtiu esse conteúdo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre casa e decoração!