Jardim & Lazer

Decoração de jardim: como ter um jardim simples e bonito

decoração de jardim

Compor uma decoração de jardim no espaço verde da sua casa é uma ótima opção para criar um espaço natural de relaxamento e descanso.

Por isso, nesse conteúdo você vai entender como fazer um jardim simples e bonito, como decorá-lo da melhor forma gastando pouco e ainda conhecer alguns cuidados indispensáveis para deixar esse ambiente sempre vivo e atraente para você e suas visitas.

decoração de jardim
Foto de Mariakray no Pexels

Confira:

Como fazer um jardim simples gastando pouco?

Ao criar e montar a decoração de um jardim, é muito fácil se perder e acabar fazendo algo muito complicado, que acaba exigindo muito trabalho e cuidados. Por isso, vamos te ensinar a montar um jardim simples e barato.

Antes de qualquer coisa, você precisa entender o espaço que tem disponível, onde vai fazer o jardim e como quer que ele seja. Para opções mais simples, você pode escolher um jardim de canteiro único, ideal para casas pequenas ou apartamentos.

O próximo passo é separar os materiais que você vai precisar, e eles são:

  • Terra apropriada;
  • Ferramentas de jardim ( pá, tesoura de jardinagem, garfo, etc);
  • Pedras e objetos decorativos;
  • Plantas do seu gosto.

Para fazer um jardim barato, vale apostar em plantinhas menores e resistentes à abrasão, além de compor o espaço com itens reciclados ou reaproveitados, como garrafas pet, mangueiras, madeira reutilizada, tijolinhos, etc.

A ideia aqui é criar um canteiro fazendo molduras na terra ( se você tiver um quintal) com pedaços de madeira, para demarcar o lugar antes de plantar; ou usar uma composição com canteiros de jardim de cimento, se você mora em apartamento.

Após isso, prepare a terra com adubo e vá colocando as plantas nelas, deixando a decoração com pedras e adornos como o último passo da composição.

Como fazer uma decoração de jardim?

Como fazer uma decoração
Foto de Maria Orlova no Pexels

Colocadas as plantas e as pedrinhas, é hora de pensar em como incrementar a decoração de jardim, e existem várias formas de fazer isso.

Caso queira focar no destaque visual, escolha plantas de tamanhos e estilos diferentes, mesclando a decoração com pedrinhas que criem um bom contraste de cores.

Outra opção para adornar esse espaço é usar objetos soltos, como vasos de barro, cascatinhas artificiais feitas com pet recortado e pedrinhas coladas, pequenas esculturas ou anõezinhos de jardim, e por aí vai.

Nessa hora, a sua imaginação é que manda, mas vale a pena lembrar que tudo que for colocado tem que estar em harmonia com as escolhas visuais que você já fez, e com o espaço disponível no ambiente.

4 itens indispensáveis na decoração de jardim

4 itens indispensáveis
Foto de Zen Chung no Pexels

Depois de aprender a montar seu canteiro e fazer as escolhas de decoração de jardim, você já tem as ferramentas básicas para começar. Então é hora de conhecer alguns itens importantes que não podem faltar na hora de montar esse espaço.

Confira os 4 mais importantes:

  1. Manta de bidim – Esse acessório é muito útil para jardins e canteiros com decoração de pedras, pois impede que matinhos e ervas daninhas cresçam no local, preservando o visual do seu canteiro;
  2. Divisor de grama – Para quintais maiores com grama embutida, essas peças são essenciais. Elas ajudam a delimitar o espaço da sua grama e impedem que ela invada os canteiros que você montou;
  3. Terra com substrato e adubada – Para ter um canteiro sempre bonito e verde, você precisa cuidar bem das suas plantas, então é importante sempre usar uma terra composta, misturada com adubo e substratos naturais;
  4. Borrifador – o borrifador ou pulverizador é muito útil para molhar aquelas plantas que não precisam de tanta água, ou mesmo para borrifar misturas anti-pragas especiais. Então tenha sempre um por perto.

Como compor a decoração de jardim com pedras

Como compor a decoração
Foto de Mã Minh no Pexels

Ter pedras de vários tipos na sua decoração de jardim é quase um passo obrigatório para deixar esse espaço com um visual natural e bem sofisticado. Mas para isso, você precisa entender como usar essas peças na sua criação.

Para colocá-las no seu canteiro, é importante se atentar para o tamanho das plantas, e como as pedras vão contribuir para o visual que você está buscando.

O ponto central aqui é entender que você deve criar uma composição harmônica, que brinque com as proporções das plantas e das pedras sem prejudicar a aparência do jardim.

Apesar disso, não existem muitas regras para usar pedras no seu jardim, então pode experimentar com cores, tamanhos e formatos diferentes até encontrar um estilo que mais te agrade. Mas nunca esqueça de manter a harmonia do espaço.

Cuidados ao criar o seu jardim

Cuidados ao criar
Foto de cottonbro no Pexels

Agora você já sabe como criar um jardim simples, bonito e barato, e pode começar a planejar o seu agora mesmo. Mas antes de finalizarmos, veja algumas dicas para manter o cuidado constante com esse ambiente:

  • Escolha bem as plantas que vão no jardim. Cada espécie tem um ambiente de cultivo adequado, e você precisa levar isso em conta;
  • Crie um jardim que esteja dentro das suas limitações de tempo e que seja simples de cuidar;
  • Mantenha a manutenção constante desse espaço, afinal, as plantas também são seres vivos, e precisam de cuidados.

Curtiu esse conteúdo? Então não deixe de conferir nossos textos semanais sobre casa e decoração, e faça uma sugestão de tema nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...