Quarto

Móveis multifuncionais: como usar no quarto e otimizar o espaço e a elegância

móveis multifuncionais

Usar móveis multifuncionais pode ser uma ótima opção para quem tem pouco espaço livre no quarto e não quer abrir mão da elegância.

Por isso, se você quer entender melhor como funcionam essas peças, e como usá-las no seu quarto de forma prática e eficiente, está no lugar certo.

Nesse conteúdo vamos te contar como fazer isso com economia, prezando pela praticidade e beleza do ambiente, seja ele feito para uma só função ou várias.

móveis multifuncionais
Foto de Taryn Elliot no Pexels

Confira:

O que são móveis multifuncionais?

Móveis funcionais vêm se tornando cada vez mais comuns na mobília de casas pequenas e apartamentos, e são muito úteis para otimizar  atividades do dia-a-dia. Mas você sabe o que são exatamente essas peças?

Esses tipos de móveis nada mais são que peças projetadas para ter mais de uma função em um ambiente da sua casa, valorizando o espaço, a praticidade e até mesmo o design e a beleza do cômodo, tudo isso sem abrir mão da simplicidade.

Com a praticidade dessas peças, você pode usar o mesmo espaço de um ambiente para fazer várias coisas, de várias formas diferentes, sem prejudicar a decoração.

Por isso, se você tem pouco espaço em casa, ou quer aumentar a praticidade do seu dia-a-dia, é hora de pensar em apostar nessas peças, elas podem ser úteis em quase qualquer ambiente, e fazem muita diferença no seu quarto.

Como usar móveis multifuncionais no quarto?

Como usar móveis multifuncionais
Foto de Victoria Borodinova no Pexels

Já que valorizam a usabilidade, os móveis multifuncionais são mais que bem-vindos na arrumação do seu quarto, e podem te ajudar a otimizar o espaço sem prejudicar a beleza e a elegância.

Para isso, antes de optar por eles, você precisa pensar em como quer criar espaço livre e aumentar o encanto desse ambiente, e só então escolher as peças que melhor servirão a esse propósito.

Uma boa dica é optar por móveis discretos e retráteis, que sirvam a mais de uma função sem consumir mais espaço que o necessário, como as camas-baú, as bancadas com abertura para guardar objetos ou mesmo camas suspensas com espaço de trabalho embaixo.

Outra opção muito boa aqui, é usar os móveis para setorizar o espaço, como em um quarto com home-offce, onde cada parede pode servir a um setor específico.

Para isso, a escolha dos móveis multifunção tem que ser estratégica, e pensada para atender as necessidades principais do seu espaço sem prejudicar a decoração e o visual do ambiente.

4 móveis multifuncionais ideais para o quarto

4 móveis multifuncionais
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Agora que você já sabe como organizar seu quarto com móveis multifuncionais, é hora de conhecer 4 dessas peças que funcionam muito bem no seu quarto, e podem ser um ótimo ponto de partida para a sua arrumação.

Confira:

  1. Cama-baú — Elas são quase unanimidades entre os móveis multifunção mais comuns, além de serem sempre citadas nos nossos conteúdos. São ideais para otimizar e estender o espaço de armazenamento do seu quarto;
  2. Sofá-cama — Perfeitos para quartos que também são escritórios, eles são discretos, funcionais e ajudam a compor a decoração do espaço;
  3. Cabeceiras com nichos ou gavetas — Esse tipo de cabeceiras otimiza o espaço da parede, permitindo que você guarde livros, utensílios e outros itens de decoração;
  4. Bancada funcional – Elas são ótimas para quase qualquer quarto, e você pode usá-las para trabalho, estudo ou para guardar coisas. Tudo depende da sua necessidade e do tipo de móvel que você escolherá.

Onde comprar móveis multifuncionais?

Onde comprar móveis
Foto de Pixabay

Com tanta praticidade e funcionalidade, os móveis multifuncionais são peças com um design bastante específico. Por isso, onde exatamente você pode conseguir comprá-los?

Nessa situação, você pode encontrar esse tipo de mobília em lojas convencionais, como Magazine Luiza, Madeira Madeira ou Casas Bahia; mas nesses casos, os modelos serão limitados, e podem não atender às suas necessidades.

Por isso, a segunda opção é construir essas peças sob demanda, contratando uma marcenaria e um projetista profissional, ou mesmo um arquiteto especializado. Essa opção pode acabar saindo mais caro, portanto, se planeje bem antes de optar por ela.

No fim das contas, a escolha de onde comprar suas peças vai depender exatamente do que já falamos acima: as necessidades do espaço, seu gosto pessoal e como você deseja incrementar a funcionalidade do ambiente.

Por isso, leve tudo isso em consideração e escolha sempre a opção que cabe no seu bolso e melhor se adequa ao seu contexto atual.

Dicas para escolher móveis funcionais para o seu quarto

Dicas para escolher móveis
Foto de cottonbro no Pexels

Agora você já sabe o que são móveis multifuncionais, como usar no seu quarto e onde comprar essas peças, então, para finalizar, vamos conferir algumas dicas para escolher as melhores peças para esse ambiente:

  • Tenha noção exata do espaço que tem disponível e do espaço que gostaria de liberar no quarto;
  • Escolha móveis que sejam funcionais e ajudem na decoração, como uma luminária esculpida;
  • Faça bom uso de materiais baratos e versáteis, como caixotes de madeira, sapateiras de tecido ou bancadas com carrinho.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então sugira um tema nos comentários, e confira os outros conteúdos que preparamos sobre casa e decoração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...