Para os momentos de diversão em família ou numa reunião de amigos, ter uma área gourmet com churrasqueira é essencial, e ponto quase obrigatório para aquela festa de fim de semana. Mas não é sempre que dá para montar uma em casa sem desperdiçar muito espaço.

Por isso, nesse conteúdo você vai entender como montar uma área gourmet em espaços pequenos, valorizando o seu ambiente sem abrir mão do aconchego de uma área de descontração e alegria.

área gourmet com churrasqueira
Foto de Sindre Strom

Quer saber como? Então confira tudo isso e muito mais logo abaixo:

O que não pode faltar em uma área gourmet com churrasqueira?

Ter uma área gourmet com churrasqueira é o sonho de muita gente que adora o clima festivo e aconchegante de um churrasco com os amigos. Mas não é sempre que a gente acerta na hora de criar uma.

Por conta disso, saber o que não pode faltar nessa área é essencial, por isso, vamos entender essa questão com calma.

Antes de tudo, é importante saber em qual lugar você pretende montar a sua área gourmet, ou mesmo se ela ficará integrada à um cômodo da casa ou será montada em um ambiente à parte.

Tendo decidido essa parte, você deve entender que existem 3 espaços essenciais em uma área gourmet:

  1. Área quente;
  2. Espaço gelado;
  3. Espaço molhado.

Tendo esses espaços em mente, fica fácil saber o que não pode faltar em cada um, como:

  1. Uma churrasqueira e um cooktop ou fogão pequeno;
  2. Uma pia com cuba mais profunda;
  3. Um freezer ou geladeira,
  4. Uma mesa com cadeiras com espaço para colocar a comida.

Esses são os elementos essenciais que uma boa área gourmet precisa ter. Então, sabendo disso, é hora de aprender a montar um espaço simples.

Como fazer uma área gourmet com churrasqueira simples?

Como fazer uma área gourmet
Foto de Artem Beliaikin

Ao contrário do que muita gente pensa, ter uma casa com quintal grande e piscina não é pré-requisito para montar uma área gourmet com churrasqueira, e você pode criar uma até mesmo em um apartamento. Vamos descobrir como.

Para fazer uma área simples e eficiente, o ideal é focar na integração desse espaço com algum outro ambiente, como a cozinha ou uma varanda. Você pode construir esse espaço até mesmo na sua garagem, o que importa é que ele seja receptivo e cumpra as funções que você espera.

Para isso, aposte na simplicidade aliada à eficiência, usando mesas e balcões compactos, churrasqueiras portáteis ou mesmo um mini freezer no lugar de uma geladeira. Tudo pode ser adaptado, contanto que você mantenha a harmonia de cada área.

Se escolher integrar essa área a uma cozinha, você pode usar os mesmos utensílios para várias funções, economizando espaço e aumentando a praticidade.

Já se a sua área estiver em uma varanda, vale a pena investir em móveis menores, como uma mesinha redonda, ou mesmo uma mesa com canto alemão. E nunca se esqueça de criar um bloqueio para o vento que vem de fora.

4 churrasqueiras para área gourmet pequena

4 churrasqueiras para área gourmet
Foto de Veyko

Fazer uma área gourmet com churrasqueira é impossível sem considerar o tipo de churrasqueira a ser usado, e como ela ficará integrada ao ambiente.

Por isso, já que estamos falando de áreas gourmets específicas para espaços pequenos, separamos 4 tipos de churrasqueira ideais para áreas pequenas, para conseguir escolher qual combina melhor com as necessidades do seu espaço.

Elas são:

Cada uma dessas pode servir a um propósito específico, e cada uma exige cuidados especiais. Portanto, estude bem cada tipo e analise o espaço que tem disponível.

Como decorar uma área gourmet com churrasqueira?

Como decorar uma área gourmet
Foto de ROMAN ODINTSOV no Pexels

Tendo escolhido o tipo de churrasqueira ideal para você, e aprendido a montar uma área gourmet com churrasqueira, é hora de saber como decorar esse espaço da melhor forma.

Para fazer isso, é ideal pensar no estilo que você quer usar nessa área, que pode ser rústico, moderno, industrial, e por aí vai. Se a sua área estiver integrada a outro ambiente, lembre-se que precisará manter o estilo desse espaço, e aplicá-lo também na área gourmet.

Dito isso, na hora de escolher a decoração, é importante optar por elementos visuais que transmitam aconchego e tranquilidade, como cores quentes mais leves e tons terrosos ou amadeirados.

Também vale apostar em toques mais rústicos, em especial no piso do chão e no espaço da churrasqueira, lugares onde essa composição faz mais sentido. Veja alguns exemplos.

Lembre-se de também investir em móveis aconchegantes, que possam acomodar os amigos por muito tempo sem causar desconforto, além de apostar em uma iluminação mais quente, incrementando a sensação de bem-estar do ambiente.

Dicas para deixar sua área gourmet aconchegante

deixar sua área gourmet aconchegante
Foto de Dayvison de Oliveira Silva

Agora você já sabe como montar uma área gourmet com churrasqueira simples, que atenda às suas necessidades sem prejudicar a usabilidade. Portanto, antes de finalizar, é hora de conferir algumas dicas extras para deixar a sua área ainda mais aconchegante.

Veja só:

  • Use móveis de descanso, como cadeiras de balanço suspensas, sofás ou redes;
  • Componha a decoração com plantas ou objetos naturais, como palha natural;
  • Componha o visual com cores leves e rústicas, passando a sensação de ambiente rural.

Gostou desse conteúdo? quer mais dicas desse tipo? Então nos conte nos comentários. E não esqueça de acompanhar nossos textos semanais sobre casa e decoração!