Cozinha

Cozinha rústica com toques modernos: como combinar os dois?

cozinha rústica

Criar uma cozinha rústica é uma ótima opção para quem quer dar um tom rural e acolhedor para a sua casa, já que ela é um dos espaços onde esse estilo funciona melhor.

Apesar disso, mesclar um tom rural com o estilo contemporâneo pode dar um charme a mais para a decoração da sua cozinha, otimizando o visual sem abrir mão da pegada antiga de vida do campo.

Por isso, nesse conteúdo vamos te ensinar o que é uma cozinha rústica, como combinar os dois elementos e como construir uma cozinha rústica moderna de arrasar.

cozinha rústica
Foto de ready made no Pexels

Confira logo abaixo:

O que é uma cozinha rústica?

Antes de qualquer decoração, vamos começar entendendo o que é exatamente uma cozinha rústica.

Uma cozinha rústica nada mais é que um ambiente com um estilo de decoração com toques mais rurais, que dão a impressão de cozinha de campo ao usar acabamentos em madeira, pedra rústica ou fibras naturais.

Por serem ambientes de trabalho pesado, elas costumam fazer muito bom uso desse estilo, dando um toque natural e mais pesado ao ambiente sem abrir mão do aconchego de uma casa de campo.

Porém, mesmo com traços rurais, esse estilo casa muito bem com toques mais modernos, e vem sendo cada vez mais usado em casas de cidade ou mesmo apartamentos, dando um charme a mais na decoração do espaço.

Como combinar os estilos rústico e moderno?

combinar os estilos rústico e moderno
Foto de Rachel Claire no Pexels

Equilibrar o tom rural com o estilo moderno em uma cozinha rústica vem se tornando cada vez mais comum, provando que a mistura de elementos contrastantes nem sempre dá errado.

Nesses espaços, o ideal é mesclar objetos e texturas dos dois estilos, mantendo um tom harmônico com uso de peças minimalistas e contemporâneas e cores mais sólidas e escuras, ou vice-versa.

Como exemplo, podemos citar o uso de uma mesa ou bancada de madeira sólida com cadeiras mais lisas e contemporâneas, ou mesmo pisos amadeirados e paredes com cores claras. A composição depende de você, mas deve deixar a decoração harmônica.

Um outro exemplo que tem dado muito certo é o estilo farmhouse, que mistura texturas amadeiradas e metálicas com a elegância de cores nobres e claras, como branco ou bege.

Eles estão um passo a frente do estilo rústico tradicional, e justamente por usarem elementos mais clássicos, acabam casando perfeitamente na proposta do moderno mais rural.

5 dicas para construir uma cozinha rústica e moderna

5 dicas para construir
Foto de Curtis Adams no Pexels

Agora que você já aprendeu o que compõe a mistura de estilo rústico e moderno, é hora de aprender a fazer isso na sua cozinha.

Por isso, preparamos 5 dicas matadoras para te ajudar a compor uma cozinha rústica com toques modernos. Veja só:

  1. Mescle um revestimento rústico com móveis contemporâneos – Usar pisos rústicos com toques amadeirados ou em pedra que contrastem com os móveis mais modernos é uma ótima pedida para criar essa composição;
  2. Use um elemento predominante e componha com o outro – Usando esse truque, você pode escolher um estilo que quer que predomine na sua cozinha, e completar a decoração com elementos do outro, criando assim uma composição harmônica de elementos diferentes;
  3. Faça bom uso da madeira – Além de ser um elemento versátil, ela é o ponto número 1 de uma decoração rústica, então pode usá-la sem economia;
  4. Faça mistura com cores sólidas – Usar tons como preto, chumbo ou cobre em alguns elementos da cozinha também ajuda a criar constrastes rústicos e modernos para o ambiente;
  5. Use móveis que não combinem entre si – Um dos pontos centrais da decoração rustica, é o desapego com a simetria. Então abusar um pouco dela na composição dos móveis pode ser uma ótima ideia nesse caso.

Como decorar uma cozinha rústica moderna?

Como decorar uma cozinha rústica
Foto de Sirli Jung no Pexels

Sabendo como criar a composição de elementos perfeita para uma cozinha rústica moderna, é hora de aprender a decorar esse ambiente, e isso é ainda mais simples.

O primeiro passo aqui é focar em itens e objetos “soltos” de decoração, que criem esse contraste que já citamos, sem chamar muita atenção.

Então vale apostar em acessórios de madeira, caixotes, cestos de bicicleta, potes e cabides antigos e por aí vai. O que importa é manter o tom certo.

Usar acabamentos ferrosos e polidos em alguns pontos, como torneiras e puxadores em tons de cobre são ótimas pedidas, já que eles incorporam um pouco dos dois estilos, dando um charme a mais na decoração.

Também vale pensar em tijolinhos brancos, que também encaixam na cor e na textura dos dois estilos, e podem ser usados na parede da bancada ou em uma área mais molhada da cozinha, acrescentando ao visual de forma eficiente e discreta.

Truques para montar uma cozinha rústica pequena

montar uma cozinha rústica pequena
Foto de ready made no Pexels

Agora que você já sabe como montar uma cozinha rústica e moderna da forma certa, pode começar a brincar com a criatividade e aplicar as dicas na sua cozinha.

Mas antes de finalizar, confira alguns truques para fazer isso caso a sua cozinha tenha pouco espaço:

  • Destaque o visual do ambiente com uma decoração rustica mais sólida em uma parede do cômodo;
  • Use armários antigos e eletrodomésticos em inox para criar um bom contraste sem prejudicar o espaço;
  • “Pincele” pequenos elementos rústicos por toda a cozinha, seja na mesa, na bancada ou no piso.

Curtiu essas dicas? Então confira nossos outros textos sobre diversos temas do mundo da casa e decoração; fizemos eles pensando em você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...