Cozinha

Torre de eletros: saiba como fazer na sua cozinha

torre de eletros

Você sabe o que é uma torre de eletros? Sabia que ela pode otimizar suas tarefas na cozinha e ainda dar um charme a mais para esse espaço?

Se você quer saber como isso é possível, não pare de ler. Nesse conteúdo vamos te contar o que é uma torre de eletros, para que ela serve e como colocar uma na sua cozinha, além de dar dicas para aproveitar o espaço.

torre de eletros
Fot de Max Vakhbovych no Pexels

Confira tudo isso logo abaixo:

O que é uma torre de eletros?

Para começar pelo começo, vamos entender o que é exatamente uma torre de eletros, e qual a função que ela cumpre na sua cozinha.

A torre de eletros, ou torre quente, é uma peça de mobília que serve para juntar vários eletrodomésticos de forma inteligente, como forno e micro-ondas, organizando as peças na vertical em um formato que lembra uma torre; daí vem o nome.

Essa peça costuma ser usada em cozinhas, e facilita muito o preparo de comidas quentes, além de otimizar o espaço do cômodo e agilizar as tarefas de rotina desse ambiente.

Apesar de existirem vários estilos e matérias-primas para essa mobília, ela costuma ser feita em madeira ou alvenaria, sendo geralmente um móvel planejado com medidas bem específicas.

Portanto, se está pensando em ter uma em casa, saiba que ela exige um pouco de planejamento na hora da construção, mas pode ser uma peça extremamente útil e versátil para a sua cozinha, além de ajudar a dar um charme na decoração.

Como fazer uma torre de eletros na sua cozinha?

como fazer torre
Foto de Curtis Adams

Para fazer ou planejar uma torre de eletros para a sua cozinha, existem alguns pontos que você deve considerar, como os tipos de eletros que comprará, e as dimensões das caixas de encaixe na peça da torre.

Apesar de parecer óbvio, vale lembrar que os equipamentos apropriados para torres de eletros são os eletrodomésticos de embutir, e não os modelos convencionais.

Eles são planejados e construídos de fábrica para serem encaixados em outros móveis, e costumam custar mais caro que os modelos mais comuns.

Por conta dessa restrição, as dimensões de cada caixa da torre devem ser realizadas com precisão exata para cada equipamento, por isso eles têm que ser comprados antes mesmo de criar o projeto do móvel.

Outro ponto a considerar é a ventilação, fator essencial em uma torre de eletros. Por conta dela, o móvel precisa de espaços de respiro, que vão ajudar a resfriar os equipamentos na hora do uso, e eles costumam ficar em aberturas em cima e embaixo da peça.

Para se certificar do tamanho do espaço necessário para cada eletrodoméstico, consulte sempre o manual de instruções antes de planejar.

O que dá para colocar na torre de eletros?

O que dá para colocar na torre
Foto de Curtis Adams no Pexels

Agora que você já sabe o que é uma torre de eletros e como panejar a sua, é hora de conhecer os objetos e eletros que você pode colocar nela, e isso pode variar conforme as suas necessidades.

Mesmo mudando com cada pessoa, existem alguns objetos que costumam ser mais comuns, por isso vamos listá-los para você:

  • Forno;
  • Microondas;
  • Armário;
  • Lavadora de roupas;
  • Lava louças.

Além dessas opções, você também pode escolher colocar uma pequena adega embutida no móvel, seja ela resfriada ou convencional.

Também dá para usar alguns nichos como pontos de decoração, preenchendo os espaços com itens pessoais, pequenos eletros (como liquidificador ou batedeira), ou um porta-objetos mais amplos. A escolha é sua, e tudo depende das suas necessidades.

Qual o melhor lugar para uma torre de eletros?

Qual o melhor lugar para uma torre
Foto de Max Vakhbovych no Pexels

O próximo passo para fazer uma torre de eletros é saber onde ela vai ficar, e isso depende do espaço que você tem disponível, do estilo e da arrumação do seu ambiente, e também do local das fontes elétricas.

Por depender de pontos de eletricidade, essas torres costumam ficar bem ao lado de outros eletros, como uma geladeira ou máquina de lavar, o que acaba agregando ainda mais à decoração do espaço.

Apesar disso, você pode brincar a vontade com o seu espaço, colocando esse móvel nas extremidades ou no meio de uma bancada, ou até em uma parede separada.

Entretanto, vale uma dica: concentrar elementos de maior volume visual em um lugar só ajuda a dar amplitude ao ambiente, por isso, se a sua cozinha é pequena, juntar a sua torre com a geladeira e alguns armários pode ser uma boa ideia.

Dicas para definir as medidas da sua torre de eletros

Dicas para definir as medidas
Foto de JESHOOTS.com no Pexels

Agora você já sabe o que é uma torre de eletros, como colocar uma, na sua cozinha, quais objetos pode usar nela e o melhor lugar para instalá-la. Então, para finalizar, veja 2 dicas para definir as medidas da sua torre e evitar dor de cabeça no futuro:

  • Calcule bem o espaço disponível na sua cozinha, considerando volume e altura necessários para a torre. Isso vai interferir na criação do projeto;
  • Meça com cuidado as dimensões de cada eletrodoméstico que vai no móvel, incluindo os espaços de respiro de cada um, e considere também os nichos que pretende usar como armário ou espaços abertos. Fazer isso vai te garantir que nada dê errado na produção da peça, evitando acidentes ou prejuízos financeiros.

Curtiu esse conteúdo? Quer mais textos desse tipo? Então sugira um tema nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...