Cozinha

Cozinha e sala integrada: dicas para criar esse ambiente

cozinha e sala integrada

Optar por fazer cozinha e sala integrada no projeto da sua casa pode ser uma ótima ideia em ambientes onde não se tem muito espaço, dando um toque moderno e elegante ao seu apê. Mas para fazer isso da maneira certa, você precisa de planejamento.

Por isso, nesse conteúdo vamos te mostrar como integrar sala e cozinha da maneira certa, como decorar esse ambiente, dicas para criar divisões visuais e muito mais.

cozinha e sala integrada
Foto de Level23Media no Pexels

Confira logo abaixo:

Como integrar sala e cozinha?

Antes de pensar em fazer cozinha e sala integrada, você deve saber que o ideal nesses espaços é preservar a linha de decoração da sua casa, dando uma sensação de amplitude e unidade ao ambiente.

Por isso, escolha uma paleta de cores fixa e brinque com a decoração espalhando tons mais sólidos e constantes nos dois ambientes, como um toque de madeira, por exemplo, sem carregar o visual.

Manter o mesmo estilo na mobília e na arrumação também é essencial, criando uma linguagem visual para o seu espaço.

Além disso, também é importante otimizar a circulação, já que ela é um ponto crucial em espaços integrados.

Então aposte em uma arrumação estratégica da mobília, deixando espaços como corredores e hall livres, assim você garante a circulação e ainda aumenta a sensação de amplitude do ambiente.

Como organizar uma cozinha e sala integrada

Como organizar uma cozinha e sala
Foto de Mark McCammon no Pexels

Apesar de formarem um ambiente bonito e elegante, cozinha e sala integrada podem trazer confusão na escolha da organização, afinal, é dificil saber onde começa um e acaba o outro.

Por isso, nessas horas é bom seguir uma linha de organização dos dois espaços, delimitando barreiras visuais e decorativas para eles. Assim qualquer pessoa pode diferenciar facilmente a sua cozinha da sala.

Para fazer isso, você pode experimentar com móveis estratégicos de dupla-função, como uma bancada de cozinha que também serve como banco da mesa de jantar.

Outra opção é usar a paleta de cores para separar os ambientes, ou mesmo uma textura diferente nos pisos dos dois espaços.

Além disso, uma simples ação como a organização do layout dos móveis nos dois espaços já pode ajudar bastante a deixar cada canto da casa bem delimitado sem prejudicar a sensação de integração que você tanto deseja.

4 dicas para criar divisão visual no ambiente integrado

4 dicas para criar divisão visual
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Indo ainda mais além das divisões que você pode aplicar na cozinha e sala integrada, existem soluções visuais simples e práticas para auxiliar ainda mais na separação dos dois ambientes.

Confira 4 delas logo abaixo:

  • Iluminação setorizada – Criar uma iluminação dividida em pedaços para cada um dos espaços é uma ótima pedida para criar divisões visuais sutis e bem posicionadas, assim como escolher tons de luz um pouco diferentes para cada um;
  • Transição de piso – Outra opção muito bem aceita é a simples divisão de piso dos ambientes. Você pode fazer isso com uma mudança no tom, na textura ou simplesmente no estilo do piso como um todo;
  • Delimitar o espaço com móveis – Usar móveis como um sofá ou uma mesa de trabalho como divisões visuais entre sala e cozinha também são ideias perfeitas para criar essa separação, além de acrescentar ainda mais à decoração do espaço;
  • Biombos móveis ou ripados vazados – Apesar de serem quase peças de mobília, os biombos e ripados vazados fixos cumprem bem a função de elementos divisores, e adicionam um tom discreto de decoração ao espaço.

Como decorar cozinha e sala integrada?

Como decorar cozinha e sala
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Se chegou até aqui, você já viu como organizar e criar cozinha e sala integrada da maneira certa, então agora é hora de saber um pouco mais sobre a decoração desse espaço.

Como são ambientes interligados, táticas simples de decoração podem ajudar muito aqui, como as já citadas paletas de cores conectadas.

Apesar disso, você pode ir além, e também criar elementos de ligação mais sólidos, como peças com acabamento em madeira espalhadas pelos dois cômodos.

Outra opção para manter o espírito de unidade na decoração, é simplesmente usar o mesmo tipo de revestimento nas paredes da sala e cozinha, tudo dentro das limitações dos espaços, é claro.

Fazer isso vai dar um tom maior de aconchego ao ambiente, reforçando a integração.

Por último, lembre-se de escolher eletrodomésticos com um visual bonito, já que eles estarão à mostra, fazendo parte da decoração, e também aposte nos itens soltos que caracterizam cada espaço, como potes na cozinha, e prateleiras na sala.

Truques com cozinha e sala integrada em apartamento

Truques com cozinha e sala
Foto de Terry Magallanes no Pexels

Agora você já sabe as principais dicas para criar uma cozinha e sala integrada na sua casa, mas antes de finalizar, vamos te indicar alguns truques para otimizar ainda mais esses espaços em apartamentos. Veja só:

  1. Amplie a percepção de espaço instalando vidros transparentes e espelhos;
  2. Tenha pontos de cor que conversem entre os dois ambientes, de preferência cores neutras;
  3. Faça “invasão” de revestimentos nos ambientes, como estender o piso da sala até a cozinha, ou o revestimento de parede da cozinha à alguns cantos da sala. Isso vai ajudar ainda mais na sensação de unidade.

Curtiu essas dicas? Então conta para a gente nos comentários. E não esqueça de sugerir novos temas e acompanhar nossos conteúdos sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...