Banheiro

Como limpar box de banheiro: aprenda a fazer de forma prática

limpar box de banheiro

Limpar box de banheiro pode ser uma tarefa chata e trabalhosa na hora de fazer aquela faxina nesse cômodo.

Por isso, se você procura uma maneira de limpar o box sem muito stress, veio ao lugar certo. Nesse conteúdo vamos te contar como fazer isso de forma prática, usando produtos de limpeza adequados e até algumas misturinhas caseiras.

limpar box de banheiro
Foto de Karolina Grabowska

Confira tudo isso e muito mais logo abaixo:

Como limpar box de banheiro de vidro?

Limpar box de banheiro se tornou parte essencial das faxinas da casa, e é comum encontrar manchas ou sujeira de banho acumulada com bastante frequência em boxes de vidro, os mais comuns do mercado.

Por isso, existem técnicas práticas e fáceis para limpar essa peça, e elas dependem da quantidade de sujeira do seu box.

Para uma sujeira leve, o ideal é fazer uma limpeza com esponja, água e sabão, ou mesmo com produtos para limpar vidros, como o famoso multiuso ou algum produto simples de limpeza.

Já se o seu box estiver com bastante sujeira, usar uma misturinha caseira pode ser uma boa ideia. Ela vai ajudar a tirar a sujeira mais concentrada do vidro, cumprindo a tarefa que um simples sabão ou detergente não consegue.

Logo mais, vamos te ensinar a fazer essa misturinha em um passo-a-passo, mas agora é hora de aprender a limpar um box engordurado.

Como limpar box de banheiro engordurado?

box de banheiro engordurado
Foto de Gustavo Fring

Quem numa deixou para depois a tarefa chata de limpar box de banheiro e sofreu as consequências? Nessas horas, uma técnica para tirar toda aquela gordura acumulada seria de grande ajuda, não é mesmo? Pois ela existe, e é mais simples do que você pensa.

A dica nessa hora é fazer duas “camadas” de limpeza no seu box, uma mais superficial, e outra concentrada.

Na limpeza superficial, feita para tirar a maior parte da gordura, você deve limpar o box a seco, utilizado uma rodela de limão cortada, polvilhada em um pouco de bicarbonato de sódio, para tirar a gordura mais grossa que está no box.

Já na limpeza pesada, é hora de utilizar a misturinha( já vamos falar dela), borrifando no vidro do box e deixando agir por 15 minutos.

Passado esse tempo, é só passar um pano para tirar o composto e finalizar a limpeza com um lustra móveis para deixar o vidro brilhando.

4 produtos para limpar box de banheiro

4 produtos para limpar
Foto de Ellie Burgin

Na hora de limpar box de banheiro, utilizar os produtos e materiais adequados é essencial para não errar na limpeza. Dentre esses, existem alguns que são ótimos aliados para dissolver e tirar aquela sujeira ou mancha no vidro que tanto incomoda.

Veja 4 deles:

  • Bicarbonato de sódio – Protagonista de várias misturinhas de limpeza de box, o bicarbonato pode ser usado em pó ou em uma solução com outros produtos, e vai ajudar a dissolver a gordura e sujeiras pesadas do seu box;
  • Limpa vidros – Já citado antes, ele é essencial para limpar as sujeiras superficiais, e até para deixar o vidro brilhando e super transparente após uma limpeza pesada;
  • Detergente – Ele é um substituto perfeito para o sabão, e dá uma grande ajuda quando misturado com água para uma lavagem simples, ou mesmo com outros produtos de limpeza;
  • Pato 5 em 1 ( limpador sanitário) – Esse limpador 5 em 1 pode substituir uma solução caseira em uma limpeza mais concentrada do box, além de servir para outras peças e utilidades.

Qual produto caseiro usar para limpar box de banheiro?

Qual produto caseiro usar
Foto de Anna Shvets

Chegou a tão esperada hora de falar sobre a misturinha mágica, a solução para limpar box de banheiro de forma eficiente e prática. Então prepare papel e caneta preste bem atenção no passo a passo.

Para compor a mistura você vai precisar de 4 ingredientes básicos:

  1. Sabão em pó;
  2. Bicarbonato de sódio;
  3. Vinagre branco de álcool;
  4. Álcool comum.

Para fazer a solução, coloque em um recipiente 1 colher de sabão em pó; 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; 200 ml de vinagre branco de álcool, e uma tampinha de álcool comum.

Depois disso, é só misturar tudo até criar um líquido uniforme, e colocar em um borrifador ou recipiente da sua preferência, seguindo os passos que citamos acima para limpar e tirar a gordura do seu box.

Caso não consiga ou não possa fazer essa misturinha, você pode tentar uma técnica diferente, usando uma esponja de melamina (ou esponja mágica) e um pouco de água. Elas são ótimos itens para limpar superfícies sujas, e podem ajudar bastante a eliminar a sujeira do seu box.

Dicas para limpar seu box a seco

limpar seu box a seco
Foto de Sarah Chai

Agora você já sabe como limpar box de banheiro de forma prática e simples, e já pode colocar a mão na massa. Mas antes de finalizar, temos duas dicas para limpar a sujeira superficial de um box sem precisar molhá-lo, usando dois itens bem simples.

Veja quais são:

1- Palha de aço(bombril) – Elas podem ser passadas a seco na sujeira do box em movimentos circulares leves, e ajudam no momento da limpeza superfidial;

2- Raspador de vidro – Também usado na limpeza superficial, o raspador de vidro é ideal para tirar manchas ou pontos de sujeira incrustada, e muito fácil de usar.

Curtiu esse conteúdo? Então conte para a gente nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...