Cozinha

Cores para cozinha: como escolher o tom ideal para sua

cores para cozinha

Escolher cores para cozinha pode ser difícil quando você não sabe bem que tom usar nesse ambiente, ou mesmo quais cores funcionam melhor no seu espaço.

Por isso, nesse conteúdo vamos te mostrar como encontrar a cor ideal para a sua cozinha, como mesclar tons de forma harmônica, quais cores usar nas paredes da cozinha e muito mais, tudo para você deixar o visual da sua cozinha do jeitinho que sempre sonhou.

cores para cozinha
Foto de cottonbro

Confira logo abaixo:

Como escolher a cor ideal para a sua cozinha?

Para saber qual a cor ideal para a sua cozinha, é importante começar considerando alguns pontos importantes. Eles são:

  • O estilo de decoração que você escolheu para o ambiente;
  • A sensação que você pretende passar com a pintura da cozinha;
  • A paleta de cores mais adequada ao estilo escolhido;
  • Seu gosto pessoal.

Na hora de selecionar as cores, a escolha do estilo da cozinha deve vir primeiro, pois é ele que vai ditar a paleta de cores que você poderá usar.

Escolhido o estilo, é hora de começar a pensar em combinações de cores e no seu gosto pessoal.

Apesar do seu gosto direcionar as escolhas que você fará, saiba que existem alguns tons tradicionais para esse espaço, como o branco, cinza ou toques de madeira, e você  também pode experimentar com eles.

Além disso, existem regras de composição que podem te ajudar muito na escolha de cores, como criar contrastes de cores escuras e claras, ou “salpicar” cores chamativas em um tom geral neutro ou mais claro.

Quais as melhores cores para cozinha pequena?

melhores cores para cozinha pequena
Foto de Mike B no Pexels

Indo mais além na escolha de cores para cozinha, podemos encontrar outra limitação: a disponibilidade de espaço, que pode ser um grande obstáculo na hora de escolher o tom ideal para a sua cozinha.

Por isso, se você tem uma cozinha pequena, o ideal é tentar criar uma composição com cores mais claras, que aumentem a sensação de amplitude do ambiente, como o branco, cinza ou até mesmo o amarelo.

Mesmo assim, também dá para experimentar com tons mais escuros, como o preto ou azul, mas lembre-se de aliviar o visual com um contraste de cor mais clara.

Usar cores mais sólidas em tons pastéis também pode contribuir para a sensação de espaço e leveza da sua cozinha, já que esse estilo quebra a intensidade das cores, produzindo um visual agradável para o ambiente, sem prejudicar a composição das cores.

5 cores para cozinha que estão na moda

5 cores para cozinha
Foto de Mac DeStroir no Pexels

Mesmo combinando muito bem com cores atemporais, a cozinha é um espaço que vem ganhando mais influência de estilos e tons contemporâneos, se tornando um cômodo integrado à decoração de toda a casa.

Por isso, algumas cores para cozinha acabam virando tendência em decorações de todos os tipos, se tornando mais uma opção para você usar na escolha dos tons para compor a sua.

Tendo isso em vista, confira 5 cores de cozinha que estão na moda atualmente:

  • Verde;
  • Azul;
  • Cores em tons pastéis;
  • Bege ou marfim;
  • Amarelo.

Nessa lista podemos ver tons mais clássicos e atemporais como o bege, mas a predominância fica por conta das cores mais intensas, como o amarelo e o verde, que combinam com um estilo mais moderno e alto astral.

Por isso, se você quer experimentar com os tons que estão em alta, pode usar combinações mais serenas, usando tons pastéis ou tons de marfim, ou aqueles mais quentes e intensos, sem ter que se distanciar das tendências.

Que cor usar nas paredes da cozinha?

Que cor usar nas paredes
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Outra dúvida bem comum na hora de escolher cores para cozinha, é qual tom usar nas paredes desse cômodo, e isso não é muito difícil de descobrir.

Antes de chegar a um veredito, vale a pena lembrar que tudo depende das limitações que já vimos antes, mas existem algumas práticas que são recomendadas aqui.

Como escolha padrão, os tons neutros e claros geralmente são a opção coringa para paredes, já que elas não costumam ser a parte de destaque de uma cozinha.

Apesar disso, você também pode brincar com a composição tradicional, usando uma cor de destaque mais intensa em uma parede e completando a harmonia com uma cor padrão nas outras, sem desviar da paleta de cores que já escolheu.

Também vale a pena pensar no tom da parede em conjunto com toda a decoração do ambiente, e como essa cor vai combinar com o resto do espaço, já que a harmonia é essencial na decoração.

Dicas ao combinar cores para cozinha

Dicas ao combinar cores
Foto de Pixabay

Agora você já sabe como escolher a cor ideal para a sua cozinha, e como criar composições harmônicas para esse espaço. Mas antes de começar a pôr a mão na massa, veja algumas dicas para combinar suas cores da forma certa:

  • Crie combinações de cores que conversem entre si;
  • Use um círculo cromático para te guiar;
  • Experimente compondo com uma cor base, que preencha 60% do ambiente, uma cor de apoio (30% do espaço), e uma terceira cor mais chamativa, para itens soltos de decoração.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então continue navegando no site e confira nossos textos sobre o mundo da casa e da decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...