Decoração

Apartamento pequeno: como valorizar o espaço com móveis

apartamento pequeno

Morar em apartamento pequeno pode ser um grande problema para quem gosta de deixar o ambiente super decorado. Nessas horas, seria muito bom ter um pouco mais de espaço livre, não é?

Se você respondeu sim, saiba que usar móveis de forma estratégica pode te economizar bastante espaço no apê, e ainda contribuir para a estética do ambiente.

Quer saber como fazer isso? Então continue lendo, vamos te contar tudo logo abaixo.

apartamento pequeno
Foto por Max Vakhtbovych no Pexels

Como os móveis ajudam na otimização do espaço

Na hora de otimizar os espaços de um apartamento pequeno, qualquer lugarzinho sobrando é de grande ajuda para a sua decoração, e escolher a mobília certa pode te auxiliar ainda mais nesse processo.

Por isso, o certo a se fazer nessas horas, é optar por móveis planejados ou multifuncionais. Eles vão te permitir aproveitar o espaço do seu apê de forma estratégica, e ainda cumprem diversas funções, otimizando a praticidade sem abrir mão do visual.

Além disso, adquirindo móveis planejados, você tem o controle do seu espaço, fazendo uma mobília sob medida para cada ambiente, já que ela será desenhada para atender as suas necessidades, como aumentar a sensação de amplitude, por exemplo.

Portanto, antes de escolher os móveis para o seu apê, pense em como eles podem te ajudar a otimizar o seu espaço sem deixar de ser itens utilitários, combinando os dois tipos de forma inteligente e criativa.

Como dar espaço à sala de um apartamento pequeno

Como dar espaço à sala
Foto por Max Vakhtbovych no Pexels

Como economia de espaço é tudo, escolher a organização e o tipo de móveis que você vai colocar em cada cômodo é essencial, e a sala é um dos ambientes mais importantes.

Por conta disso, para aproveitar o espaço desse cômodo em um apartamento pequeno, aqui vão algumas dicas:

  1. Prefira um painel de TV com mais profundidade. Com isso você pode criar um espaço para guardar mais coisas, como livros, porta-retratos ou outras bugigangas;
  2. Otimize o espaço da mesa de jantar fixando ela na parede. Isso vai deixá-la mais compacta e te fará ganhar espaço no ambiente. Também é interessante usar bancos fixos tipo canto alemão, eles são charmosos e práticos, e alguns até servem como baú;
  3. Use uma bancada na divisão entre sala e cozinha. Esse truque é muito simples, e te faz ganhar um móvel duplo, uma divisão de ambientes e um item de decoração, tudo de uma só vez.

4 móveis ideais para apartamento pequeno

4 móveis ideais
Foto por Kubra Arslaner no Pexels

Na hora de aproveitar o espaço de um apartamento pequeno, planejar o uso dos móveis é essencial, mas existem algumas peças que podem te ajudar em muitas arrumações.

Confira 4 delas:

  • Cabideiro – Simples e utilitário, o cabideiro pode te auxiliar na arrumação de itens de vestuário sem deixar de ser uma peça versátil;
  • Puffs – Eles são ótimos para aumentar os espaços para sentar quando chega visita, e muito práticos para mover e guardar;
  • Mesa dobrável – Uma ótima alternativa para as mesas de parede, esse tipo de mesa é ideal para apês muito pequenos, e podem ser integrados em outros móveis, como uma estante ou armário;
  • Cama-baú – Ela é um clássico dos móveis multifunção, e não é por menos. Essas peças podem ser ótimas expansões para os armários do seu quarto.

Como dar espaço ao quarto de  um apartamento pequeno

Como dar espaço ao quarto
Foto por Max Vakhtbovych no Pexels

Um dos cômodos que mais precisam de espaço em um apartamento pequeno é o quarto, e você também pode usar os móveis para valorizar a metragem do ambiente, basta pensar com um pouco de calma.

Nesse espaço, uma cama-baú pode ser de grande ajuda para guardar peças do dia-a-dia e até mesmo roupas, mas você também pode ganhar bastante espaço nos armários.

Para isso, usar armários modulares e planejados, que ficam suspensos na parede, pode ser a solução para ganhar espaço de armazenamento e ainda dar a impressão de que o quarto é muito maior.

Dessa forma, ao combinar os móveis de chão e suspensos para criar um vão na parede, você também pode encaixar sua cama e até uma mesa de cabeceira no lugar. Veja como isso fica na prática.

Dependendo da metragem do seu apê, escolher uma cama de tamanho padrão, que deixe um espaço de circulação de 60 cm ao redor também vai te dar um pouco mais de espaço, aumentando a percepção de amplitude do ambiente.

Aposte na integração de ambientes em um apê muito pequeno

Aposte na integração de ambientes
Foto por Max Vakhtbovych no Pexels

Agora você aprendeu a otimizar seu espaço em apartamentos pequenos, e já pode começar a planejar sua arrumação com mais cuidado, mas para melhorar ainda mais sua experiência, aqui vai outra dica: aposte na integração de ambientes.

Integrar ambientes em apartamentos muito pequenos, como um quitinete, pode ser a solução para os seus problemas de espaço, já que com isso você pode usar os mesmos móveis para cômodos diferentes, a exemplo da bancada de cozinha ou da mesa de jantar.

Dessa forma, você irá elevar ao máximo a praticidade e utilidade dos seus móveis, além de aumentar o espaço da casa e deixar o visual do apê mais charmoso.

Curtiu essas dicas? Quer mais conteúdos desse tipo? Então deixe a sua sugestão nos comentários, e não esqueça de acompanhar nossos outros conteúdos sobre decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...