Reforma & Manutenção

Pintar parede: dicas para fazer você mesmo

pintar parede sozinha

Se você já quis dar uma repaginada na pintura do seu apê sem ter que se preocupar em gastar com mão de obra, com certeza já deve ter se perguntando se não é possível pintar parede você mesma.

Nesse conteúdo você vai descobrir se é possível fazer, como executar cada passo e dicas para pintar paredes que já foram pintadas, além de conhecer os materiais ideais para cada etapa.

pintar parede sozinha
Foto de Pavel Danilyuk

Quer saber mais? Então confira o conteúdo completo logo abaixo:

É possível pintar uma parede sozinha?

Indo direto ao ponto, a resposta é sim! Você só precisa de muita disposição, um conhecimento dos passos básicos e o material adequado para pintura, além de conhecer alguns truques para fazer isso do jeito certo.

Portanto, se for uma pintora de primeira viagem, vale a pena conversar com alguém que já fez isso antes ou até com o vendedor da loja de materiais de construção, para poder se orientar nos primeiros passos.

Você também vai precisar de um kit básico de pintura, que vai te ajudar bastante na tarefa, e saber muito bem qual parede quer pintar, qual cor vai usar e o estado dessa parede antes de passar qualquer demão de tinta.

Saber disso com antecedência vai te preparar para o que precisa ser feito e quais materiais você vai ter que usar nessa pintura. Então prepare tudo e vamos aprender a pintar.

O que fazer antes de pintar a parede?

O que fazer antes de pintar
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels

Como dissemos acima, pintar parede exige um pouco de cuidado com materiais e planejamento, por isso vamos te contar em detalhes o que você deve levar em conta nessa hora.

Antes de tudo, você precisará escolher o tipo e o acabamento da tinta com base no ambiente em que irá usá-la. Se for pintar uma parede interna, pode usar uma tinta acrílica ou tinta látex, de acabamento fosco ou acetinado e qualidade standard, a mais padrão do mercado.

Já se a pintura for em um ambiente externo, o ideal é optar pelo acabamento premium, e um tipo de tinta mais resistente, nesse caso a própria tinta acrílica. Fazer isso vai garantir que a sua pintura dure por mais tempo.

Escolhida a tinta, agora você pode separar as ferramentas e materiais que vai precisar, sendo eles:

  • Lixa;
  • Pano úmido;
  • Pincel pequeno;
  • Rolo para pintura;
  • Jornal ou papelão
  • Fita crepe larga;
  • Luvas e roupa velha;
  • Massa corrida para cobrir imperfeições.

Lembre-se de também tirar as tampas das tomadas e quaisquer objetos pregados ou parafusados na parede, para fazer o acabamento detalhado da pintura.

Passo a passo para pintar parede

Passo a passo para pintar
Foto de Blue Bird no Pexels

Agora que já separou tudo e preparou o ambiente, é hora de começar a pôr a mão na massa!

Veja o passo-a-passo para pintar parede:

  1. Lixe toda a parede com a lixa dobrada em 4 camadas e fazendo movimentos circulares;
  2. Depois de lixar tudo, tire a poeira de toda a parede com uma brocha ou vassoura seca;
  3. Passe um pano úmido na parede inteira para garantir a limpeza total;
  4. Separe as ferramentas e faça a diluição da tinta em água (as instruções para isso estão na lata do produto);
  5. Passe a fita crepe nas bordas da parede, como se fosse uma moldura, e comece “recortando” os cantos com uma linha quadrada de tinta no pincel. Desse jeito.
  6. Agora passe a primeira demão de tinta com o rolo, em movimentos verticais de cima para baixo e para os lados, em movimento de “N” ou “W”;
  7. Depois de cobrir toda a parede, espere a tinta secar( confira o tempo de secagem na embalagem) e dê a segunda demão, repetindo todo o processo;
  8. Depois de passar a segunda demão, espere secar novamente, e se precisar de mais uma, repita o processo até que a tinta fique uniforme na parede.

Como pintar parede que já foi pintada?

pintar parede que já foi
Foto de Delcea Nicolae Cosmin no Pexels

Até aqui você viu que os passos para pintar parede sozinha são muito simples, e fáceis de fazer. Mas nem sempre você vai encontrar uma parede sem tinta. Então, o que fazer para pintar um espaço que já está pintado?

O melhor a fazer nessa hora é usar uma espátula para retirar toda a “casca” da tinta anterior, e fazer um lixamento concentrado da parede, até retirar o máximo possível da pintura anterior.

Se quiser cobrir completamente a cor que estava antes, você pode optar por passar massa corrida em toda a parede, e aplicar a nova tinta por cima dela. Mas lembre-se que esse processo demora mais e exige mais esforço.

Nessas horas, tudo depende do quanto você quer gastar de energia nesse processo, e até mesmo da cor da nova tinta, já que se for um material de tom mais escuro, dificilmente precisará desse cuidado.

Conclusão

pintar parede que já foi
Foto de Blue Bird no Pexels

Agora você já sabe como pintar parede sozinha, e aprendeu a escolher os materiais corretos e o passo a passo para fazer você mesma.

Com isso, com certeza será capaz de mudar o visual daquele espaço que sempre quis sem precisar da ajuda de ninguém. Então, prepare os materiais e a força de vontade e mãos à obra!

Se curtiu esse conteúdo e quer mais dicas desse tipo, nos conte nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos textos sobre casa e decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...