Reforma & Manutenção

Como fazer armários planejados sem gastar muito? Veja algumas dicas

armários planejados

Armários planejados são ótimas opções para quem quer melhorar o visual dos ambientes sem abrir mão da usabilidade de um móvel feito sob medida.

Mas apesar da praticidade, eles exigem cuidados e atenção especial na hora da compra, já que costumam custar mais caro e dar mais dor de cabeça aos desavisados.

Nesse conteúdo vamos te contar o que fazer para economizar na hora de comprar essas peças, o que levar em conta ao optar por eles, dicas de materiais e muito mais.

armários planejados
Foto de jasmine b no Pexels

Confira logo abaixo:

O que você deve saber na hora de fazer armários planejados?

Colocar armários planejados pode ser uma ótima pedida para economizar no espaço e aumentar a praticidade no dia-a-dia, mas esses tipos de móveis exigem cuidados e conhecimentos especiais na hora da compra.

Antes de fazer qualquer escolha, é importante saber qual a sua necessidade e como essas peças vão ajudar na sua casa, além de também entender com detalhes o projeto do armário, onde ele vai ficar e o quanto de espaço você tem disponível para ele.

Como são móveis projetados de antemão, esse tipo de peça geralmente custa mais caro do que móveis comuns, além de levar mais tempo para ser produzida, e isso também deve ser considerado na hora da decisão.

Por isso, na hora de optar por aquele armário dos sonhos feito sob medida para você, pese bem o tempo, espaço e dinheiro disponíveis antes de comprar.

Como fazer armários planejados gastando pouco?

fazer armários planejados
Foto de Curtis Adams no Pexels

Você já entendeu o que deve ter em mente ao comprar seus armários planejados, e já sabe que eles não costumam custar barato, mas será que existe um jeito de conseguir montar o seu sem gastar muito?

Apesar do preço alto dessas peças, existem alguns truques que você pode usar para baratear o seu projeto na hora da produção, e eles vão desde a escolha dos materiais até a cor da sua peça. Produtos feitos em MDF costumam sair mais barato, assim como móveis com cores neutras, como o branco puro.

Além disso, peças pequenas como puxadores de portas podem também encarecer seu projeto. Então trocá-los por simples cavas na madeira é outra ideia muito bem-vinda, bem como mudar a espessura das chapas, economizar na quantidade de gavetas, e por aí vai.

Também vale mencionar que fazer o projeto desenhado do armário com um profissional a parte da loja de planejados também pode sair mais barato, já que esses estabelecimentos costumam cobrar mais caro para montá-lo para você.

4 cuidados essenciais ao planejar seus armários

4 cuidados essenciais
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Fazer armários planejados pode ajudar muito na economia de espaço da sua casa, mas esse tipo de móveis também exige precauções na hora da compra, que podem te poupar muita dor de cabeça no futuro.

Por isso, confira 4 dicas essenciais para evitar problemas com o seu projeto:

  • Vá à loja de planejados com o projeto pronto– Esse passo simples vai dar muito mais agilidade à compra do seu armário, além de evitar confusões e mal-entendidos na produção da peça;
  • Evite compras futuras – Esse tipo de venda garante a reserva da peça para entrega em alguns meses, 1 ano ou até 2 anos, e ela pode te prejudicar se a loja acabar falindo nesse período;
  • Analise bem o contrato – Ler e reler o contrato antes de fechar a compra garante que você estará recebendo exatamente o móvel que pediu, evitando problemas com produção errada e falta de espaço;
  • Conheça bem as medidas e espaços da sua casa – Saber bem a metragem e a capacidade do espaço em que seu armário vai ficar, vai garantir que você evite problemas com as dimensões e alocação da peça.

Como colocar armários planejados na cozinha?

colocar armários planejados
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Armários planejados para a cozinha são a solução para aumentar a praticidade e armazenamento dos seus móveis, mas na hora de montar seu armário para esse cômodo, vale se atentar para alguns detalhes.

Já que a cozinha é um ambiente de bastante circulação e mudanças bruscas de temperatura, é importante apostar em armários com materiais resistentes e duráveis, como os compensados com acabamento em fórmica.

Esse tipo de acabamento costuma ser mais caro, mas vai garantir a melhor durabilidade para a peça e te poupar gastos futuros com consertos e até novas compras.

Já na hora de colocar as peças no seu espaço, se atente sempre à harmonia do ambiente, e como o armário ficará encaixando junto aos eletrodomésticos principais, como a geladeira e o fogão.

Também tenha cuidado com outros elétricos de alta temperatura, como forninhos ou micro-ondas. Eles podem danificar o material do seu armário.

Dicas para escolher o melhor material para os armários

escolher o melhor material
Foto de Ono Kosuki no Pexels

Agora que você já sabe como fazer seus armários planejados com muito cuidado e gastando pouco, antes de finalizar, vamos te dar algumas dicas para escolher o melhor material para essas peças:

  1. Se atente para a espessura e material das chapas. Elas alteram o preço e a qualidade dos armários;
  2. Se possível, escolha materiais com acabamentos mais duráveis, como o MDF com cobertura em BP. Eles vão te garantir um produto de melhor qualidade;
  3. Pesquise quais materiais são usados por cada empresa e escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu bolso.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre o mundo da casa e decoração? Então acompanhe nossos outros conteúdos com dicas para arrumar a sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...