Decoração

Como decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro e muita criatividade

decorar a sala de um apartamento

Decorar apartamento pequeno pode ser um desafio para quem tem pouco espaço e pouco dinheiro. Mas não é uma tarefa impossível.

Se você quer aprender a decorar o seu apê de forma simples e econômica, esse texto é para você.

Nele você vai saber como tirar o melhor proveito do seu espaço na hora de decorar, com dicas para decoração de quartos, salas e muito mais.

Confira:

Decorar apartamento pequeno
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

O que priorizar ao decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro?

Decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro pode ser muito difícil, afinal, com tão pouco espaço disponível, como encontrar um jeito de deixar tudo bonito sem gastar muito? E aqui vai a resposta: priorizando o básico.

O ponto-chave na hora de decorar ambientes pequenos é entender que, veja só, eles são pequenos! Então não dá para encher a casa de coisas, ou criar ambientes abarrotados, que passem a impressão que são muito fechados.

O segredo aqui é dar a sensação de amplitude, usando decorações básicas e estratégicas.

Por isso, na hora de decorar o seu apê, priorize móveis compactos que estejam em harmonia com a metragem do ambiente, e aposte em misturas de cores claras e neutras nas paredes, como branco e cinza. Elas são ótimas para aumentar a iluminação e dão a impressão de que o espaço é bem maior.

Além disso, integrar cômodos como sala de estar e sala de jantar, ou sala e cozinha, também aumenta a percepção de espaço do ambiente, dando um toque de elegância e um respiro visual.

Como decorar a sala de um apartamento pequeno?

decorar a sala de um apartamento
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Como cômodo principal da casa, a sala de estar também pode ser um problema na hora da decoração, mas se seguirmos a mesma ideia, tudo fica mais fácil.

Já que é um ambiente de lazer e descontração, o ideal é que a sala passe uma sensação de aconchego, sem nunca deixar de ter a cara do dono do apê. Por isso, vale apostar em cores mais claras e itens que transmitam conforto, como almofadas e tapetes.

Aqui também é legal passar um pouco mais de personalidade, então invista em itens visuais, como quadros, pequenas prateleiras, e até plantas, além de móveis mais utilitários, como mesinha de centro ou mesmo um cabideiro.

Lembre-se: como o espaço é pequeno, apostar no básico também é pensar de forma utilitária.

Dessa forma, priorize arrumações estratégicas ao decorar apartamento pequeno, aproveitando ao máximo o espaço disponível. Nessa hora, a sua criatividade é que manda.

4 itens essenciais para decorar apartamento pequeno

4 itens essenciais
Foto de PNW Production no Pexels

Já que estamos falando do essencial e de usar o espaço de forma estratégica, existem 4 itens que são muito importantes para decorar apartamento pequeno e unem as duas coisas muito bem.

Confira quais são eles:

  • Prateleiras – Básicas e baratas, as prateleiras são ótimas escolhas tanto para quem pensa em utilidade, quanto para a decoração do ambiente, já que nelas você pode colocar livros, retratos e artigos diversos.
  • Quadros – Já mencionamos os quadros no tópico anterior, mas aqui vale pontuar que eles podem ser ótimos pontos focais para desviar a atenção de alguém do seu cômodo, equilibrando o visual sem dar destaque a partes específicas do ambiente.
  • Papéis de parede – Práticos e fáceis de instalar, eles são ótimos aliados na decoração das paredes do seu apê, ajudando a aumentar o impacto visual ou mesmo a impressão de amplitude que já mencionamos. E são muito simples de trocar.
  • Móveis funcionais – Nada como móveis multifunção para aumentar as opções em um espaço apertado. Então vale a pena investir em peças como camas que servem como guarda-roupas, ou armários que viram tábua de passar. O segredo é usá-las com criatividade.

Decoração para quartos em apartamento pequeno

Decoração para quartos
Foto de Max Vakhtbovych no Pexels

Seguindo as dicas para decorar apartamento pequeno, o próximo ambiente mais comum é o quarto, e aqui você também pode tentar priorizar o básico.

Já que o quarto é o principal lugar de descanso da casa, a sensação de aconchego deve ser maior, por isso cores brandas e claras são recomendadas, assim como cortinas ou persianas, que ajudam na iluminação e dão mais privacidade.

Também é interessante economizar espaço, então opte por uma cama de tamanho adequado, e um armário amplo, com várias divisões internas. Isso vai te permitir guardar mais coisas, usando o espaço de forma inteligente.

Por fim, para usar todo o espaço disponível, adicione uma mesinha de cabeceira ou mesmo mesinhas laterais, elas podem ser usadas para muitas coisas, e algumas até tem gavetas.

Dicas para economizar ao decorar apartamento pequeno

Dicas para economizar
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Agora você já sabe como montar a decoração do seu apartamento com um orçamento enxuto, priorizando o espaço e fazendo escolhas estratégicas, mas para economizar ainda mais, vamos te dar 3 dicas para tirar o máximo de resultados com pouca grana.

1- Arrume o ambiente com o seu estilo. Isso chama atenção e é quase um item de decoração por si só.

2- Use pinturas estratégicas para aumentar a sensação de espaço, ou causar uma impressão específica no apê. Algumas mais usadas são pinturas de meia parede ou pintura de teto.

3- Use plantas, mesmo as artificiais. Elas aumentam a sensação de conforto, e dão um tom mais alegre e elegante a qualquer ambiente.

Curtiu essas dicas? Então conte para nós nos comentários, e não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre casa e decoração.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...