Decoração

Como combinar pisos e paredes? Aprenda a fazer do jeito certo

Como combinar pisos e paredes

Na hora de decorar sua casa, saber como combinar pisos e paredes pode ser o grande acerto que vai transformar a sua reforma ou decoração. Mas você sabe como fazer isso do jeito certo?

Nesse conteúdo, vamos te ensinar como escolher as melhores combinações dos seus pisos e paredes, usando tons, cores e texturas adequadas a cada ambiente, para que você nunca mais tenha dúvidas na hora de harmonizar seu apê.

Como combinar pisos e paredes
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Quer saber mais? Então confira logo abaixo:

Antes de combinar, defina um estilo

A ideia de sair combinando os pisos e paredes na hora de fazer aquela decoração matadora pode ser muito tentadora, mas saiba que ela também pode acabar prejudicando o resultado do seu esforço.

Por isso, antes de começar a pensar em combinações, é importante definir o estilo visual que você quer para a sua casa.

O estilo dá o tom e a personalidade que você deseja em todos os ambientes, e ele depende exclusivamente de você, por isso, é importante considerar o seu gosto pessoal na hora da escolha.

Se você quer que a sua casa tenha um visual mais clássico, então o ideal é apostar em cores e texturas mais sólidas, que passem o tom atemporal que você espera. Já se você é daquelas pessoas mais modernas, usar cores mais vivas e texturas lisas pode ser o ideal.

O importante nesse caso é entender o espaço que você tem disponível, e qual a cara que você quer dar para ele, conforme as suas preferências.

Então, nada de sair misturando tons e cores como se não houvesse amanhã.

Escolha tons contrastantes ao combinar pisos e paredes

Escolha tons contrastantes
FOTO: PEXELS IMAGES

Depois de escolhido o estilo, o próximo passo é pensar em tons contrastantes para os ambientes. Eles são essenciais na hora de combinar pisos e paredes, pois dão a sensação de harmonia sem deixar de fora a originalidade.

Por isso, vale a pena apostar em combinações de claro e escuro, como preto no branco, branco com cinza ou azul e madeira, tudo depende do estilo escolhido e do tom de cada ambiente.

Também é legal priorizar combinações que tenham sempre uma cor neutra, como o branco. Isso dará um respiro para o espaço e ajudará a dar destaque para a outra cor, mantendo a harmonia visual.

Se você mora em uma casa ou apê pequenos, a dica é contrastar cores mais claras, já que elas são ideais para aumentar a sensação de amplitude do espaço.

Nesses casos, usar cores de tons parecidos pode ajudar na leveza no ambiente, e também são uma ótima alternativa para quem não quer focar no contraste.

5 cores que funcionam em qualquer combinação

5 cores que funcionam
FOTO: Pexels Images

Escolher as cores ideais também é tarefa difícil na hora de decidir como combinar seus pisos e paredes, mesmo com um estilo já estabelecido.

Por conta disso, usar cores universais pode ser um bom ponto de partida para se inspirar nas combinações, por isso separamos 5 que você pode usar em quase qualquer ambiente.

Confira:

  • Branco
  • Cinza
  • Madeira ou Marrom
  • Bege
  • Preto

Essas são opções de cores atemporais, e funcionam bem em combinações ou mesmo como base para combinar com outros tons. Além de ser um bom ponto de partida.

Na hora de usá-las, o ideal é dar asas a criatividade, mas sem nunca esquecer do estilo da sua casa e da harmonia visual. Também é interessante saber em que espaço cada tom funciona melhor, isso dará mais destaque às suas combinações, sem prejudicar o ambiente.

Como combinar texturas e estampas nos pisos e paredes

Como combinar texturas e estampas

Indo mais além nas misturas, as texturas e desenhos podem dar um toque a mais na hora de combinar pisos e paredes, aumentando suas opções de decoração e até mesmo o visual dos cômodos, mas é importante saber como usá-las.

Se você quer dar um toque a mais, utilizando pisos ou paredes com estampas, o ideal é focar em contraste com texturas mais neutras, como um tom de mármore ou madeira. Isso vai dar destaque a estampa escolhida sem poluir o visual do ambiente.

Já se preferir usar texturas e estampas mais detalhadas, lembre-se de manter ao menos um elemento em comum entre elas, seja na tonalidade das cores ou no padrão dos detalhes, isso irá manter a harmonia do espaço sem deixá-lo esteticamente bagunçado.

Para se inspirar, uma boa dica é buscar perfis de decoração com combinações no Pinterest.

Lá você pode encontrar diversas opções que com certeza vão cair no seu gosto.

Dicas para combinar pisos e paredes em cada cômodo

Dicas para combinar pisos e paredes
FOTO: Pexels Images

Com essas dicas, você com certeza vai arrasar na próxima escolha de cores que fizer para a sua casa. Mas antes de finalizarmos, veja 3 dicas para saber como combinar pisos e paredes em cada cômodo.

  1. Pense nas cores ideais para o cômodo, e como elas conversam com o estilo da casa;
  2. Tente manter o seu estilo, sem perder a identidade necessária a cada espaço;
  3. Cada cômodo deve transmitir uma sensação. Então lembre-se sempre disso na hora de escolher as cores.

E aí, curtiu esse conteúdo? Então não esqueça de acompanhar nossos outros textos onde ensinamos tudo sobre casa e decoração, e mãos à obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar...