Casa Linda, tudo em decoração, reforma e muito mais.

Dicas de decoração barata para o Natal

Veja como deixar sua casa pronta para o fim de ano!

Por Isabela Zamboni - 25/12/2015

Recomende →

Envelope Enviar por e-mail

O fim de ano é uma época muito especial que traz um clima contagiante. Afinal, é momento de reunir a família e os amigos para celebrar o Natal e o Ano-Novo. E para alegrar ainda mais as comemorações dessa época, nada melhor do que decorar a casa e deixá-la mais aconchegante e pronta para receber visitas, não é mesmo? Para te ajudar a deixar seu lar em clima de Natal, conversamos com a arquiteta Walkiria D’Puig, que deu dicas para deixar sua casa pronta para essa data especial.

Muito além da ceia

A mesa de Natal, repleta de comes e bebes, é sempre a atração principal da noite. No entanto, você também pode deixar o resto da casa com ares natalinos abusando dos pequenos detalhes. “Além da mesa para a ceia, podem ser utilizados objetos decorativos sob móveis, como Papai Noel de pelúcia, velas que valem para a mesa também e flores, preferencialmente a Poinsétia que também é conhecida como bico-de-papagaio”, aconselha Walkiria.

Invista também em guirlandas, guardanapos decorados, sinos, quadrinhos, tapetes diferentes, objetos verdes, vermelhos e amarelos, estrelas... Abuse da criatividade!

Locais da casa para serem decorados à vontade

Os cômodos mais indicados para a decoração natalina são os de uso comum, como sala de estar, jantar e cozinha. “Para quem mora em casa é legal decorar o pátio para ajudar a enfeitar a cidade”, aconselha a especialista.

Evite exageros

Todo mundo adora uma casa bem decorada e preparada para o Natal. No entanto, é importante tomar cuidado para não exagerar e deixar o ambiente muito carregado. “Não se pode exagerar na decoração para não se tornar cansativo, afinal de contas a tradição diz que devemos montar a decoração em novembro e só retirá-la no início de janeiro”, diz a arquiteta.

  • Flickr / lil miss priss

    Papai Noel

    Esse não pode faltar! Não importa o local, é sempre interessante colocar um Papai Noel em algum cômodo da casa. Existem inúmeros modelos nas lojas: escolha o seu preferido e transforme o lar!

  • Flickr / RobandSheila

    Presépio

    As famílias cristãs que gostam de representar o nascimento de Jesus de um jeito mais visual, podem apostar nos presépios. Invista em pecinhas que combinam com você e deixe a casa mais linda com esse símbolo religioso. 

  • Flickr / thingspondered

    Econômico e charmoso

    Essa é uma dica ótima para quem quer ganhar tempo e ainda economizar: coloque várias bolas coloridas em cima de um prato de vidro. Fácil, barato e lindo!

  • Flickr / Quinton Fason

    Boneco de neve

    No Brasil, o Natal é comemorado no verão. Porém, o bonequinho de neve é uma decoração típica dessa época e pode ser usado como objeto decorativo. Neste caso, o bonequinho foi colocado no meio de um vasinho de plantas. 

  • Flickr / lcm1863

    Mesa simples e elegante

    Não é difícil montar uma bela mesa para a ceia: neste caso, detalhes simples como um papai noel e velas no meio, combinados com o jogo americano, deixaram o jantar bem mais natalino!

  • Flickr / Monne Arts

    Pequenos detalhes

    Uma toalha decorada pode fazer toda a diferença em um ambiente como o banheiro, por exemplo. 

  • Flickr / dee m

    Simples e bonito

    Se você quer economizar e ainda deixar sua casa linda para o Natal, "embrulhar" velas em pequenos galhos decorados é superfácil de fazer e ainda deixa o ambiente mais acolhedor. 

  • Flickr / cfinke

    Complemento da decoração

    Pequenos objetos que representam o Natal são sempre uma boa pedida para colocar na sala. 

  • Flickr / cfinke

    Árvore iluminada

    Decoração típica do Natal, a árvore com luzinhas brancas deixou o ambiente cheio de vida!

  • Flickr / technicolours

    Paredes decoradas

    O aparador decorado + a ilustração do presépio na parede criou um belo efeito em um cantinho da sala. 

  • Flickr / Prezado E

    Pequena árvore

    Em vez de montar uma árvore enorme, que tal montar uma pequenina e decorar com pequenos objetos em volta, como um mini presépio? O resultado também é muito charmoso.

  • Flickr / Malcomtux

    Guirlanda com luzinhas

    A guirlanda já é uma decoração típica, acrescente as luzinhas e o efeito fica incrível!

  • Flickr / Moça do Cabelo Vermelho

    Prato decorativo

    Um prato decorativo pode fazer toda a diferença: em cima de um aparador ou da estante, deixa o ambiente mais charmoso!

Montando a árvore de Natal

A árvore de Natal é o principal elemento da decoração. Se você preferir, pode deixar a casa mais clean, mas apostar em belos enfeites para a árvore. “Para a árvore, é primordial ter presépio e luzinhas. Para que não fique muito alto o custo, deve-se colocar os enfeites em pontos estratégicos da árvore, especialmente se ela estiver colocada contra uma parede. Nesse caso não precisa colocar enfeites na parte de trás dela, concentrando onde as pessoas realmente irão ver”, aponta Walkiria.

Ela ainda ensina que as redes de luzinhas podem ser colocadas de maneira que não precise dar a volta em toda a árvore, já que a parte que ficará contra a parede não será vista por ninguém.

Luzes por toda a parte

As luzinhas de Natal, também chamadas de “pisca-pisca”, ajudam a decorar a casa de forma barata. Sem contar que o efeito é de encantar os olhos! “As luzinhas devem ser usadas na árvore de Natal e também no pátio para quem mora em casa ou sacada de prédios. Dê preferência para as luzes brancas, pois as coloridas podem poluir o ambiente”, aponta a arquiteta.

No entanto, se você prefere uma decoração mais colorida, escolha uma cor ou uma combinação de duas ou três no máximo. “Assim você pode variar de ano para ano a sua decoração e ela não ficará exagerada. Decorações muito coloridas podem ser cansativas e pesam o ambiente”, finaliza.

Consultoria

Walkiria D’Puig – arquiteta

Recomende →

Envelope Enviar por e-mail

Matérias Relacionadas

Envie CASALINDA para 1315